Novo dispositivo compartilha melhores rotas para ciclistas

eCycle

Aparelho fornece indicações de caminhos, que vão dos mais pacíficos aos mais cativantes. Ele ainda está em fase de testes

Um dispositivo que ajuda a descobrir rotas mais seguras e agradáveis para andar de bicicleta foi desenvolvido por cientistas e engenheiros nos Estados Unidos (EUA). Os três fundadores do projeto Hammerhead Navigation conceberam um aparelho que ajuda os ciclistas a encontrarem caminhos com menos carros, roteiros de viagens mais pacíficos ou simplesmente passeios interessantes para serem compartilhados em troca do recebimento de indicações igualmente atraentes.

O instrumento usa sinais sutis de luz para indicar onde o ciclista deve virar e para não distraí-lo enquanto estiver pedalando. Também é possível customizar a intensidade de luz do aparelho pare economizar energia. No momento, o produto se encontra em fase "beta" de desenvolvimento, mas já está pronto para ser testado - a partir do retorno dos primeiros usuários sobre a experiência de pedalar com o aparelho, será montado o modelo final do Hammerhead. Os projetistas, atualmente, estão levantando dinheiro através de crowdfunding para levar a proposta de navegação adiante. O custo do aparelho na fase atual é de US$ 75.

Como funciona

O instrumento é fixado no guidão da bicicleta e usa luzes LED para indicar a direção das curvas a serem feitas, inclusive retornos na estrada na forma “U”. As rotas são gravadas em um banco de dados e usuários podem recomendar mudanças e caminhos novos na comparação com os itinerários mais usados. O feedback dos ciclistas deve fazer com que o aparelho fique mais “inteligente” nas suas sugestões e na diversidade de trajetos. As informações de localização são extraídas do GPS dos smartphones de quem estiver pedalando e, para usar os recursos de bluetooth, será necessário possuir celulares novos, como o iPhone 4S (ou mais recente) ou as novas versões dos aparelhos que usam o sistema Android.

Para saber mais e apoiar a novidade, clique aqui.

Veja também:
-Dicas para você começar a andar de bicicleta
-Bicicleta elétrica: solução ou dor de cabeça?
-“Orcinus e-bike”: a bicicleta inspirada na orca
-E o bambu? Virou bicicleta!


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail