Alunos da Poli-USP ganham prêmio internacional com conceito de triciclo

eCycle

O design do produto foi destaque em evento internacional de tecnologia

O protótipo de um triciclo portátil de motor elétrico para deslocamento pessoal, desenvolvido por alunos de engenharia da Escola Politécnica da USP, e de outras quatro universidades, ganhou quatro prêmios internacionais em uma feira de tecnologia na Califórnia, Estados Unidos. O design foi apresentado na competição Global Vehicle Development Project 2013, na cidade de Pasadena, organizado pela General Motors (GM), e recebeu dois prêmios em primeiro lugar (Pesquisa de Mercado e Design) e duas segunda colocações (Engenharia de Produto e Manufatura). O evento que abriga a competição é o Fórum PACE, uma parceria de diversas empresas e universidades para promover o intercâmbio entre educação e engenharia.

Conheçam o cubo

A cria dos alunos, batizado de Cubo, foi concebida para ter uma velocidade máxima de 20 km/h e suportar 100 kg. O Cubo foi idealizado para locomover usuários de casa para o ponto de embarque no transporte público, ônibus ou metrô; e do ponto de descida até o trabalho. A máquina pesa perto de 17 kg e mede 49,78 cm por 56,77 cm. Dobrado, ele diminui um pouco a altura e a largura. A bateria serve para percorrer 20 km, depois é preciso recarregar.

Pensando em São Paulo

Os alunos estudaram o relevo, a inclinação e a velocidade permitida em calçadas da cidade de São Paulo. O levantamento feito também permitiu concluírem que os trabalhadores levam cerca de 15 minutos para chegar ao ponto de embarque mais próximo do transporte público utilizado.

2ª fase

O protótipo apresentado faz parte da primeira parte do evento, em que apenas a maquete e o design são apresentados. Depois disso, os alunos têm um ano para construir e demonstrar um modelo em funcionamento no Fórum PACE 2014 em Turim, na Itália.

Veja mais:
-Automóveis: do modelo a diesel ao elétrico, qual é o salvador da pátria?
-KAIST Armadillo-T: o carro que se encolhe, como o tatu
-Transporte urbano tem ligação direta com problemas de saúde mortais


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail