Folhas fotovoltaicas são criadas com base em planta trepadeira

eCycle

O modo de crescimento e sobrevivência da planta trepadeira hera inspirou a criação de um novo modo de obtenção de energia renovável

A empresa americana SMIT (Sustainably Minded Interactive Technology, algo como “Tecnologia Interativa com Mentalidade Sustentável”, em tradução livre), sediada em Boston, criou um novo sistema de energia limpa: o Solar Ivy (traduzido como “Hera Solar”). A planta do tipo trepadeira hera (Hedera helix) cresce verticalmente, em muros de casa e fachadas de prédios (veja foto abaixo), garantindo acesso direto à luz solar e a nutrientes necessários para sua sobrevivência. A partir dessa observação bem sucedida da natureza (veja mais aqui), surgiu a ideia do novo dispositivo.

O invento é constituído de pequenas folhas fotovoltaicas com capacidade de produzir energia solar e eólica. E como elas ficam presas aos muros e paredes externas de edificações, ocupam um espaço que antes não seria usado, sem contar que ainda dispensam o uso das grandes placas para obtenção de energia solar.

A Solar Ivy se diferencia dos produtos já existentes no mercado pela sua capacidade de personalização, como escolha de cor da folha, espaçamento entre elas e sua orientação, além de diferentes tipos de células fotovoltaicas. Além disso, as folhas são adaptáveis aos tipos de clima e construção, e possuem um sistema de monitoramento que permite ao usuário realizar controle e ajustes finos.

Em uma medida de 1,20 m por 2,10 m, aproximadamente, são produzidos 85 Watts de energia solar, além do fornecimento de sombra aos edifícios e possibilidade de redução nos custos de climatização para o consumidor. O projeto utiliza princípios da natureza, tecnologias modernas e criatividade para alcançar um desempenho satisfatório e sustentável, de acordo com seus idealizadores.

Para mais informações, acesse o site oficial.

Veja também:
-Biomimética: a ciência que se inspira na natureza
-Vespas servem como base para o desenvolvimento de células de energia solar
-Estudantes elaboram alternativa mais simples e barata para obtenção de energia eólica


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail