Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Feito com mais de 50% de materiais recicláveis, bloco de alvenaria para construção se mostra uma importante e inteligente alternativa para sociedade

O cimento é um dos principais elementos usados para a construção de qualquer tipo de edificação. O processo de produção desse material não é simples, e muito menos ecologicamente correto. Para se ter ideia, há a extração do calcário e areia da natureza, o que pode ocasionar erosões, desmoronamentos e aprofundamento de rios, fazendo com que diversos habitats corram riscos. Depois, durante o processo de fabricação do cimento, há grande emissão de gases que contribuem com o efeito estufa. As cimenteiras são responsáveis, sozinhas, pela emissão de 5% do CO2 gerado em todo o mundo.

Algumas opções pensadas para diminuir o impacto causado pelo setor são, por exemplo, a adaptação da planta fabril, de modo que haja captura do carbono emitido, ou a utilização de resíduos industriais para alimentação do forno, ou ainda a escolha pela via seca no processo de produção (veja mais aqui).

Mas a fábrica britânica Lignacite, em parceria com Carbon8, foi mais longe. Ela projetou um bloco para construções com mais de 50% de sua composição feito por materiais recicláveis. Chamado de “destruidor de carbono”, o bloco possui um processo de produção chamado de “carbono negativo”, ou seja, que consome mais CO2 do que libera.

Reutilizando resíduos térmicos de usinas de energia, como pastilhas de Carbono-8, e acrescentando água e dióxido de carbono, os cientistas da University of Greenwich’s School of Science desenvolveram um agregado que serve como um dos principais ingredientes do novo bloco. Esse material que antes era desperdiçado, agora passa pelo processo de carbonatação em uma planta erguida em Branton, Sulffolk, na Inglaterra, já próxima da fábrica da Lignacite.

pastilhas de Carbono-8

A esse agregado são adicionados ainda outros resíduos, como vidros, conchas e aparas de madeira, tornando-o uma opção ecológica interessante. A Lignacite espera que, com o crescimento da consciência da população e apoio político, o bloco de alta performance consiga desempenhar um papel importante para amenizar os problemas de aquecimento global no mundo.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais