Baseado em movimentos da natureza, impulsor torna a movimentação de fluidos mais eficiente

eCycle

Invenção pode ser utilizada para melhorar o tratamento de água potável

O inventor, naturalista e fundador da PAX Scientific, Jay Harman, depois de estudar muito a eficiência do fluxo de fluidos em sistemas naturais, tais como as correntes de ar, tornados e o caminho feito pelas águas nos oceanos, desenvolveu o impulsor Lily, uma tecnologia baseada na biomimética e que torna a movimentação dos fluidos mais eficientes, podendo ajudar a conter problemas relacionados à produção de água potável, além de ter diversos usos na indústria. A inspiração do pesquisador foi a movimentação das águas na natureza, que nunca se dá em linha reta, tendendo a produzir um caminho espiral, parecido com uma concha.

O impulsor Lily aproveita esse padrão de fluxo espiral para misturar os fluidos com um desempenho bem melhor e diminuir o consumo de energia desse processo, muito utilizado no exterior para fazer com que o cloro presente em reservatórios de água potável se mantenha atuante, já que isso só ocorre quando a água está em movimento. Caso contrário, há o risco de haver a estratificação, o que poderia até causar a nitrificação, inviabilizando a purificação do líquido.

A maior eficiência e menor consumo energético do dispositivo ocorrem devido ao pequeno tamanho do objeto, o que também proporciona até 75% menos barulho que as turbinas convencionais (veja aqui um vídeo do impulsor).

Além do impulsor Lily, a PAX Scientific também produz outros tipos de ventiladores, pás giratórias e turbinas baseadas no mesmo princípio de movimento da natureza, com o objetivo de arrefecer motores e outros meios de produção industrial. Confira o site oficial para ter mais informações.

Dê uma olhada no vídeo abaixo (em inglês), do inventor Jay Harman, a respeito do impulsor Lily, para entender como ele se inspirou em movimentos da natureza:

Veja também:
-
"Pele inteligente" para revestir edifícios promete aumentar eficiência energética
-Vespas servem como base para o desenvolvimento de células de energia solar


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail