Curso aborda apreciação da natureza por meio da arte

eCycle

Não é necessário ter noções de desenho, pintura ou artes prévias

Curso teórico-prático de apreciação estética: arte e natureza

Desde a pré-história, arte e natureza se retroalimentam, da matéria ou pigmento extraído do meio, à natureza observada, idealizada e representada há séculos em diferentes modelos e suportes. Na contemporaneidade, a natureza retorna a ser- ela própria - arte.

Essa inter-relação arte e natureza, ao longo da história, faz refletir sobre questões ambientais e sobre a qualidade de vida que é almejada.
O curso propõe a apreciação da arte e de elementos da natureza existentes no parque Ibirapuera por meio de aulas expositivas, exercícios práticos, trilhas pelo parque e visita ao MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), instigando a sensibilização do olhar e fazer criativo.

Entre o teórico e o vivenciado, os participantes serão orientados a produzir seus trabalhos artísticos os quais serão expostos no Hall da Umapaz.
Por meio do desenho, aquarela, caderno-de-artista, fotografia, novas mídias, escrita, além da contemplação e diálogos, será aguçada a percepção sobre o meio em que estamos inseridos.

Conteúdo Programático

  • 01. Histórico de obras – Arte e Natureza. (20/09): Aula expositiva das Artes Visuais - ao longo da História – que abordam Natureza e Meio-Ambiente. Dinâmica em grupos: Impressões e leituras das obras
  • 02. Natureza e Estética (27/09): Aula com a Prof.ª. Drª. Magnólia Costa – MAM / SP
  • 03. Trilhando com a Natureza (4/10): Trilhando no Parque Ibirapuera em busca do olhar artístico, fontes de contemplação e pontos de partida para os trabalhos: (serão livres os meios de apresentação artística dos participantes)
  • 04. Visita ao MAM. (11/10): Visita ao Jardim das Esculturas, MAM, Parque Ibirapuera. Assistiremos ao vídeo da Exposição Ecológica (2010). Diálogo sobre o apresentado e propostas. Iremos consolidando os projetos dos participantes para as aulas finais
  • 05. Processos criativos. (18/10): Desenvolvendo Processos Criativos: o traço, a escrita, o caderno-de artista, entre outros meios de registro. Revendo nosso trajeto. Veremos processos de artistas na criação de seus trabalhos. O processo de criação como trabalho de arte
  • 06. Fechamento. (25/10): Apresentação e exposição dialogada dos trabalhos. Avaliação do Curso pelos participantes. Início das Montagens no Hall.

Facilitação

  • Cristiana Bernardi Isaac: mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP), pesquisa: “Arte e Paisagem”. Formação em Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas (FAAP). Professora de desenho, artes, entre outros; atualmente educadora na UMAPAZ-3.
  • Fernanda Zardo: educadora, artista, produtora audiovisual e bailarina, formada em Artes Plásticas (UFES), onde desenvolveu a pesquisa de iniciação científica “O ensino do desenho na contemporaneidade” e projetos performáticos em vídeo, dança, novas mídias e tecnologia. Atua em museus e centros culturais desde 2011, integrando a equipe do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2012. Responsável pelos programas de Visitação, Contatos com a Arte e de Estágio do MAM Educativo. Acompanha pedagógica e criativamente o curso “Processos de criação em performance” do programa Igual Diferente, do setor de Acessibilidade do MAM São Paulo. Pós-Graduada em Produção Audiovisual (SENAC-SP), desenvolvendo projetos audiovisuais de caráter socioambiental educativo para a Internet e TV.
  • Gregório Sanches: educador e Historiador, formado no bacharelado e na licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na área Cultural, Museal e Arqueológica. Participou da publicação coletiva do livro “Miríade 290: O Que Pode a Escrita?”, em 2009, e da publicação do MAM Educativo “Obras Mediadas”, em 2015. Desde 2011. Integro a equipe de Educadores do MAM São Paulo, e atualmente coordeno o programa de cursos Igual Diferente, sendo também professor do curso “Laboratório de Experiências".
  • Magnólia Costa: doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), ensaísta, Tradutora, Crítica de arte, Curadora e Professora de História da Arte. Leciona no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM - desde 2000, onde também atua como Relações Institucionais.
  • Maricy Montenegro: pintora, escritora, fonoaudióloga (USP), Especialização em arte educação (USP), Especialização em Arte, Ecologia e Sustentabilidade (UNESP), Master Practicioner em Programação Neurolinguistica, educadora na UMAPAZ desde 2005.

Coordenação

  • Maricy Montenegro
  • Cristiana Bernardi Isaac

Serviço

  • Evento: Curso teórico-prático de apreciação estética: arte e natureza
  • Data: 20 e 27 de setembro; 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2018 (quintas-feiras)
  • Local: Sede da Umapaz
  • Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
  • Valor: gratuito
  • Saiba mais ou inscreva-se

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail