Biodigestor é um sistema que transforma resíduos da produção rural em produtos de alta qualidade. Entenda seu funcionamento e benefícios
O biodigestor é um equipamento fechado em que se introduz matéria orgânica para ser decomposta por diversos micro-organismos anaeróbios. Como subproduto são gerados o biofertilizante e o biogás, que podem ser utilizados para outros fins, trazendo consigo lucros e benefícios ambientais.
Resíduos da produção rural - dejetos de suínos, bovinos e aviários, resíduos agrícolas, resíduos de lavagem e ração - costumam ser considerados problemas para o produtor rural, pois é exigido por lei que eles tenham uma destinação adequada, evitando que contaminem o meio ambiente.
Funcionamento do biodigestor
O biodigestor é um sistema para tratar matéria orgânica através de decomposição anaeróbia (na ausência de oxigênio), produzindo biofertilizante e gerando um biogás (esse é uma mistura de gás metano com gás carbônico) de alto poder calorífero como subproduto, podendo ser coletado e utilizado como gás de cozinha ou, com o auxílio de um sistema de conversão, pode ser transformado em energia elétrica.
O sistema de um biodigestor em geral é composto de duas divisórias integradas: um biodigestor tubular + uma lagoa de biofertilizante. O resíduo é depositado no biodigestor tubular, onde fica por um período certo para que as bactérias anaeróbicas fermentem o material e liberem o biogás. Esse material líquido fermentado passa em seguida para a lagoa de biofertilizante, de onde o produto pode ser coletado e utilizado na lavoura, ou pode ser bombeado até o local de descarte, se o produtor não for utilizá-lo.
É importante que ocorra essa fermentação dos dejetos (que acontece dentro do biodigestor tubular) antes que os resíduos sejam despejados em solo e rios porque esse processo mata os micro-organismos patógenos e transforma as moléculas complexas do resíduos em moléculas mais simples, que podem ser absorvidas pelas plantas, não colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública.
Dejetos animais e humanos podem ser colocados no biodigestor, assim como resíduos agrícolas. Os resíduos animais, em geral, aumentam a capacidade de geração de biogás e são altamente recomendáveis.
Existe também o biodigestor residencial que pode ser montado pelo próprio usuário, é compacto, eficiente e de baixo custo. A produção de biogás equivale a um botijão de gás por mês, para saber mais sobre esse tipo de biodigestor, acesse a matéria "Biodigestor residencial da Recolast: transforme resíduos orgânicos domésticos em gás de cozinha e fertilizante".
Produtos gerados
Biofertilizante
O biofertilizante gerado por meio do biodigestor é um tipo de adubo natural, sustentável, com qualidade excelente, podendo ser substituto dos fertilizantes químicos e defensivos agrícola. Ele atua como fertilizante foliar, reticular e como bioinseticida.
Biogás
O biogás é um gás composto principalmente por gás carbônico e metano. Os biodigestores em geral acompanham uma tubulação para o biogás e um flare (chaminé, caso o comprador queira queimar o biogás gerado). Se você quiser utilizar esse biogás para gerar energia, procure a fornecedora do seu biodigestor - em geral as marcas conseguem indicar empresas parceiras que vendem os geradores de energia.
Tamanhos variados
Empresas como a Recolast vendem biodigestores de 1 m³ a 720 m³, o que atende pequenos, médios, grandes produtores e residências. O tamanho do biodigestor e a quantidade de biofertilizante e biogás gerados dependerão da quantidade e dos tipos de animais que o produtor possui.
Veja também:
- Biogás: o que é e como ele é transformado em energia
- Biodigestão: uma alternativa viável e rentável
- O que são fertilizantes?
- Guia do lixo doméstico: saiba como reduzir os resíduos que vão para o lixo comum
- Biodigestão: a reciclagem de lixo orgânico
- Composteira: o que é, como funciona e seus benefícios