Máquina de escrever é reciclável?

eCycle

O que hoje é peça de museu,  já foi muito importante no passado, mas nada de jogar no lixo comum

Máquina de Escrever

Apesar de não serem mais usadas hoje em dia, a máquina de escrever foi uma peça muito importante na produção de livros, escrita de documentos e textos na era em que a tecnologia para redação e impressão ainda não eram tão avançadas.  Elas foram inventadas na metade do século XIX e impulsionaram a comunicação e a inserção das mulheres no mercado de trabalho por meio de cursos de datilografia.

Para os saudosistas, uma máquina de escrever é uma obra de arte, seja pelo seu valor histórico ou pelo ruído que produz quando se datilografa algo. E em tempos de espionagem e ataques cibernéticos, ela evoca uma época em que o termo “invasão de privacidade” era pouco ouvido e debatido (o contrário do que ocorre atualmente), uma vez que ela não possui um sistema de armazenamento, impossibilitando, assim, que outras pessoas acessem documentos sem autorização.

Mas o preço que se pagava por um mero erro de digitação era caro: ou a página toda ia para o lixo, ou um líquido corretivo melava um pouco o papel. Problemas pelos quais não precisamos mais passar, já que um mero "backspace" é capaz de resolver nossos erros.

Existem diversos tipos de máquinas de escrever, inclusive de “grife”, com design arrojado e "moderno".

Funcionamento

Os componentes de uma máquina de escrever são: alavanca, teclas, fita e rolo. No rolo, é colocado o papel e, na fita, a tinta. A escrita é feita conforme o impacto do tipo (a letra ou número) pressionado sobre a fita.

Descarte

Primeiramente, nem pense em jogar a sua máquina de escrever no lixo comum, em entulhos ou caçambas. Máquinas de escrever são resistentes e têm peças que podem ser recicladas. Contate, então, uma cooperativa ou recicladora de metais e plásticos. Além disso, alguns locais podem aceitar sua máquina de escrever como doação. Você ainda pode repassá-la para colecionadores ou lojas que revendem artefatos antigos.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×