O que é arquitetura biomimética?

eCycle

A biomimética é uma corrente de design inteligente que proporciona maior eficiência e funcionalidade dos ambientes

A biomimética é uma ciência que estuda os meios criativos que a natureza encontra para se adaptar, crescer e viver. Trata-se de uma área que utiliza os ecossistemas e organismos como fonte de inspiração para encontrar soluções e alternativas para desenvolver funcionalidades úteis aos seres humanos.

Essa ciência já é considerada o futuro do design, inspirando arquitetos a criar projetos baseados nas estruturas biológicas da natureza e suas funções. Considerada uma corrente filosófica contemporânea, a arquitetura biomimética une pesquisa científica com conceitos sociais, cuja imitação não é literal, mas estrutural e estratégica.

O que é arquitetura biomimética?

Animais, insetos, plantas e minerais já inspiraram milhares de soluções. Por meio deles, observa-se como a vida se comporta, se renova e se adapta às inúmeras variações climáticas e alterações causadas pelo ser humano.

A biomimética prova que, além das deslumbrantes paisagens e da infinidade de recursos, a natureza tem diversas soluções que podem contribuir para o desenvolvimento da arquitetura sustentável, ajudando na criação de projetos duradouros. Quando unida à ciência, a biomimética contribui para a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Sendo assim, a arquitetura biomimética é uma metodologia construtiva, em que os projetos são desenvolvidos a partir da análise de estruturas naturais. Em outras palavras, a corrente se baseia na natureza para criar edifícios mais sustentáveis e modernos. Com isso, é possível revolucionar o design, os métodos construtivos e a forma como uma indústria funciona.

De acordo com um estudo da Roger Williams University, as principais formas de utilizar a biomimética na arquitetura são: arquitetura que imita as funções da natureza, arquitetura que imita as formas da natureza e arquitetura que imita as partes da natureza.

Arquitetura que imita as funções da natureza é aquela que emprega uma ou várias funções a partir de exemplos da natureza no projeto arquitetônico. Esses exemplos utilizam funções para adequação ao local, ao clima e ao consumo de energia, sem prejudicar ou poluir o meio ambiente circundante.

A arquitetura que imita as formas da natureza extrai propriedades estruturais incorporadas no design das formas naturais. As estruturas naturais passaram por muitos anos de evolução. Elas apresentam um nível de perfeição que envolve a "tentativa e erro". Estruturas vivas até hoje representam sucessos da natureza. Esses exemplos naturais fornecem uma série de materiais inovadores e formas estruturais que têm a capacidade de lidar com a força climática e ambiental. Tais "desenhos superiores" são cruciais para o desenvolvimento arquitetônico inteligente.

Já arquitetura que imita partes da natureza tem foco na extração de propriedades estruturais, formais ou funcionalidades a partir de exemplos da natureza, para a aplicação em componentes de construção. Esse método pode ser utilizado para substituir o revestimento de construções e sistemas mecânicos, ou pode simplesmente ser aplicado como uma camada adicional ao sistema existente. O objetivo é elevar o desempenho da construção, resultando em eficiência e melhor adaptação ao meio ambiente natural.

Qual é a importância da arquitetura biomimética?

A construção civil e a indústria são setores que ainda geram muitos resíduos em nossa sociedade. Além disso, muitas organizações não se preocupam com esse assunto e descartam os resíduos gerados incorretamente.

Quem não adota políticas sustentáveis perde credibilidade no mercado, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e preocupados com a causa ambiental. Logo, essa postura não ajuda na preservação da natureza e influencia o futuro de sua gestão. Portanto, a arquitetura biomimética é uma corrente de pensamento que deve fazer parte de seu planejamento estratégico.

Quando a arquitetura imita as funcionalidades da natureza, é possível sair do senso comum, garantir o progresso da sociedade e respeitar o espaço natural em nossa volta.

Quais são as vantagens competitivas da arquitetura biomimética?

Ganho de notoriedade

Projetos que prezam pela arquitetura biomimética tornam-se referências em suas regiões e ganham destaque nos noticiários, atraindo maior número de clientes e, consequentemente, notoriedade. Por isso, é muito importante aplicar medidas sustentáveis, como o biomimetismo.

Otimização dos investimentos financeiros

Todos os empreendedores querem aumentar os lucros e reduzir as despesas, contudo, poucos sabem como tornar esses objetivos uma realidade. É preciso analisar as oportunidades disponíveis no mercado e adaptá-las aos serviços disponibilizados pelo seu negócio.

Em muitos casos, o caminho nem sempre é fácil. Ao optar pela degradação da natureza por ser o processo mais barato e simples, você abre brechas para inúmeros problemas. Portanto, tenha em mente que existem multas, penalizações e embargos para quem não respeita a natureza. Além de despesas financeiras, você contribui para o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta e coloca em risco todas as formas de vida existentes.

Além disso, a arquitetura biomimética, com estruturas dimensionadas, fomenta a melhoria do seu orçamento financeiro. Se você desenvolver projetos de iluminação e ventilação natural, por exemplo, é possível reduzir custos com gastos energéticos. Com isso, sobram mais recursos para que você invista em outras áreas.

Garante a sustentabilidade

Todos os pontos abordados convergem para um único ponto: a sustentabilidade. Atualmente, não é mais possível fomentar o crescimento sem pensar nas consequências de nossas ações. As atividades antrópicas só podem ser realizadas quando há um controle de riscos e um planejamento para compensar qualquer dano à natureza.

Ao praticar a arquitetura biomimética, você cria uma relação harmoniosa entre o ser humano e o ambiente, enfatizando a importância de uma sociedade ecologicamente correta e mais eficiente.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×