Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Serão selecionados 25 estudantes de graduação ou mestrado nas áreas de ciências biológicas e biomédicas

A Universidade Yale (Estados Unidos) está com inscrições abertas para a primeira edição do Yale-Proxima Mentorship Program, iniciativa de mentoria gratuita para desenvolvimento de habilidades em jovens cientistas.

O programa, que começa em março e vai até dezembro de 2021, selecionará 25 estudantes brasileiros de graduação ou mestrado que busquem conhecimento e excelência em ciências biológicas e biomédicas.

Os jovens pesquisadores participarão de uma série de workshops virtuais e discussões sobre as práticas, estratégias e habilidades necessárias para se tornarem líderes em suas áreas de pesquisa. Serão abordados assuntos como comunicação efetiva, estratégias de persistência e planejamento de carreira.

Além dos treinamentos, os participantes também serão divididos em grupos menores, de até cinco pessoas, para discutir temas específicos e relevantes para suas carreiras, com o apoio de um mentor selecionado entre os bolsistas do Programa Capes-Yale de doutorado em Ciências Biomédicas. A proposta é que os participantes não apenas recebam orientações práticas, mas possam também explorar diferentes possibilidades de carreira e ingressar na comunidade científica com oportunidades de networking e acesso a outras experiências profissionais.

Em dezembro, ao final do programa, está previsto o encontro presencial no Seminars in Biomedical Sciences, no Brasil. O simpósio internacional tem como objetivo conectar jovens talentos brasileiros a líderes científicos do mundo inteiro.

Os candidatos devem demonstrar interesse em ciências biológicas ou biomédicas, ser estudante de curso de graduação ou mestrado ou ter recentemente conquistado o mestrado e não estar inscrito em nenhum programa de doutorado, nem ter doutorado. Além disso, devem residir no Brasil e planejar continuar no país durante o programa. Ter experiência em pesquisa, mesmo que em áreas diferentes, é um ponto favorável para a admissão.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 1º de fevereiro, pelo site da iniciativa. Os seguintes documentos deverão ser apresentados para se inscrever: uma curta biografia em vídeo, com no máximo dois minutos de duração, na qual o candidato poderá falar um pouco sobre si e suas expectativas; um texto em português trazendo um exemplo de alguma iniciativa em que o candidato tenha tomado parte e que possa ser considerada única, com impacto em sua vida ou em sua comunidade; um breve texto em inglês com a descrição de experiência anterior em ciências e educação e como a participação no programa poderá impactar na carreira; uma descrição em inglês dos interesses atuais e futuros; currículo; e histórico acadêmico oficial.

Mais informações em: www.iniciativa-proxima.org/mentorshipprogram.


Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais