Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Semana foi projetada para reunir desde líderes até cidadãs e cidadãos comuns a fim de acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Imagem: reprodução

A Semana dos Objetivos Globais (18 – 26 setembro, com um calendário expandido por todo o mês de setembro e início de outubro) será realizada neste ano de modo virtual, em um momento decisivo para a recuperação das pessoas e do planeta. A semana foi projetada para reunir desde líderes até cidadãs e cidadãos comuns a fim de acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – também conhecidos como Objetivos Globais – na medida em que a COVID-19 ameaça reverter décadas de progresso.

A Organização das Nações Unidas (ONU) reunirá líderes mundiais para a 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU, por meio de uma combinação de representações presenciais e virtuais. Neste ano, a histórica Assembleia Geral não marcará apenas o 75º aniversário da ONU, mas também os cinco anos de adoção dos Objetivos Globais por 193 países.

Os organizadores anunciaram a Semana dos Objetivos Globais seguindo os relatórios das Nações Unidas que destacam o impacto devastador que a COVID-19 está tendo sobre o progresso dos ODS – particularmente sobre as pessoas mais pobres e vulneráveis do mundo. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu pela renovação da ambição, mobilização, liderança e ação coletiva para vencer a COVID-19 e e criar sociedades mais inclusivas e equitativas em todos os lugares.

A semana incluirá o Dia dos Objetivos Globais, em 25 de setembro – o aniversário do dia em que os Objetivos Globais foram acordados, e ocorrerá sob o tema ‘Fativismo’ (ativismo baseado em políticas e evidências), chamando a atenção para o progresso dos Objetivos e as ações necessárias de todas e todos durante a Década da Ação para cumprir os Objetivos até 2030. A COVID-19 enfatizou a importância de dados e ações consolidadas. ‘Fativistas’ em todo o mundo destacarão os pontos críticos dos dados.

Segundo a subsecretária-geral, Amina Mohammed, “a COVID-19 causou estragos em todo o mundo, ameaçando a vida e os meios de subsistência das pessoas. As pessoas em todos os lugares estão se solidarizando para exigir o fim das desigualdades sistêmicas, redesenhar modelos econômicos e ações climáticas urgentes. Nosso mundo tem a expertise, ferramentas, recursos e os jovens para construir sobre os avanços da última década e os esforços para alcançar a promessa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Semana dos Objetivos Globais pode aproveitar o ímpeto da semana da Assembleia Geral da ONU por meio do Momento dos ODS e da Zona de Ação dos ODS, para cumprirmos a Década dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030”.

Para o defensor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Edward Ndopu, “os Objetivos incluem o compromisso de não deixar ninguém para trás, mas sabemos que, ao redor do mundo, muitas pessoas estão sendo esquecidas. Comunidades marginalizadas foram fortemente atingidas pela pandemia, pela mudança global do clima e pelas desigualdades. Esta pode ser a Semana Global dos Objetivos Globais mais inclusiva até agora, uma oportunidade de ouvir e se envolver com pessoas de todo o mundo sobre como podemos trabalhar juntos para mudar a trajetória mundial. A Semana dos Objetivos Globais deve ser uma oportunidade para todas e todos – líderes, cidadãos e empresas – para se comprometerem a colocar os Objetivos no centro da recuperação”.

Uma série de eventos ocorrerão em setembro, incluindo a Zona de Ação ODS da ONU, a Cúpula do Impacto do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, a Semana Global de Ação, coordenada pela Ação para o Desenvolvimento Sustentável, a Campanha de Ação dos ODS e a Semana do Clima de Nova Iorque. O primeiro momento ‘ODS’, conforme acordo entre os Estados-membros em 2019, também ocorrerá nesse período, com o foco nas soluções necessárias para acelerar o progresso dos Objetivos Globais.

Cem parceiros agora fazem parte da Semana dos Objetivos Globais, que começou com apenas uma dezena de organizações em 2016, quando foi lançada pelos fundadores do ‘Project Everyone’, o PNUD e a Fundação das Nações Unidas.

Para conferir a programação completa e mais informações, incluindo como participar da Semana dos Objetivos Globais, visite globalgoalsweek.org. As listas dos eventos serão atualizadas à medida que novos eventos forem postados.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais