Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A programação deste fim de semana conta com um debate sobre Trabalho no sábado e muitos filmes imperdíveis!

Cena do filme “Indústria Russa”, de Petr Horky. Reprodução

A 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece até o dia 20 de setembro de forma totalmente online e gratuita, traz 98 filmes de 24 países, além de 8 debates com convidados especiais e entrevistas exclusivas com cineastas.

A programação deste fim de semana conta com um debate sobre Trabalho no sábado e muitos filmes imperdíveis! Confira os destaques:

Na sexta-feira (28/08), estreia às 15h o francês “Botando pra Quebrar”, de Lech Kowalski, no Panorama Internacional Contemporâneo. O filme ficará disponível na plataforma durante três dias. Exibido no Festival de Cannes, o documentário acompanha os fatos que se sucederam quando uma fábrica de autopeças estava prestes a fechar, sem oferecer qualquer solução aos seus 277 funcionários, e estes ameaçaram explodir as instalações da empresa.

Neste dia, o filme “Patrimônio” continua em cartaz até às 15h. Apresentado no Festival de Berlim, o documentário conta com direção da duplamente laureada com os Emmy Awards Lisa F. Jackson, aqui em parceria com Sarah Teale, e retrata a luta de uma pequena comunidade na costa pacífica mexicana contra um mega-empreendimento norte-americano.

O filme “Dolores”, de Peter Bratt, fica em cartaz até às 15h de sábado. O longa ganhou repercussão no Festival de Sundance e premiações em São Francisco e Seattle ao focalizar Dolores Huerta, líder trabalhista e uma das mais importantes ativistas dos direitos civis da história dos Estados Unidos.

Já “Mitos Indígenas em Travessia”, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues, e “Mamapara”, de Alberto Flores Vilca, ambos da Competição Latino-Americana, ficam disponíveis até às 15h da sexta-feira.

No sábado (29/08), às 19h, realizaremos o debate “Aceleração da Precarização e Sinais de Resistência”, que contará com a presença de Vanessa Patriota (procuradora do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco), dos sociólogos Túlio Custódio e Ludmila Costhek Abílio e mediação do jornalista Carlos Juliano Barros. A transmissão terá interpretação em Libras e acontecerá nas páginas da Mostra Ecofalante no Facebook e no Youtube. O filme “Botando pra Quebrar”, que estreia no dia anterior, será o ponto de partida do debate.

No mesmo dia, às 15h, estreia no Panorama Internacional Contemporâneo “Indústria Russa”, de Petr Horky, uma sátira espirituosa que vê uma fábrica de automóveis e uma das maiores empresas estatais russa como um microcosmo da sociedade daquele país. Já na Competição Latino-Americana, os curtas brasileiros “Resplendor”, de Claudia Nunes e Erico Rassi, e “Nove Águas”, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, voltam para uma segunda exibição na 9ª Mostra. Os três filmes ficam disponíveis por dois dias.

Os curtas “O Fogo Que Vimos”, de Pilar Condomí e Candelaria Gutierrez, e “Por Trás da Cortina Verde”, de Caio Silva Ferraz e Paulo Plá, ficam disponíveis até às 15h.

No domingo (30/08), às 15h, o Panorama Internacional Contemporâneo conta com a estreia de “A Baleia de Lorino”. O filme, que ficará disponível por três dias, é um média-metragem polonês inédito no Brasil com direção de Maciej Cuske que se passa numa região remota do extremo nordeste da Sibéria, onde as baleias ameaçadas de extinção ainda são caçadas, não apenas por uma questão de tradição, mas também por necessidade. Na Competição Latino-Americana, voltam para mais dois dias de exibição os curtas “Liberdade”, de Pedro Nishi e Vinícius Silva, “Nova Iorque, Mais Uma Cidade”, de André Lopes e Joana Brandão, e “O Levante dos Andes – A Cidade-tampão que se Reinventa Através da Arquitetura”, de Bernardo Villagra Meruvia.

O longa “Os Despossuídos” fica disponível até às 15h. Dirigida por Mathieu Roy como um misto de cinéma vérité e ensaio audiovisual, a coprodução Canadá/Suíça promove uma jornada impressionista que nos revela, em uma era de agricultura industrializada, a luta diária da classe camponesa faminta.

Também continuam em cartaz no fim de semana os filmes do Concurso Curta Ecofalante (disponíveis durante todo o período da Mostra).

A programação completa da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema pode ser acessada em nosso folder interativo.

Uma apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – e da Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC). Tem patrocínio do Mercado Livre, da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e apoio da White Martins, Kimberly Clark e Pepsico. É uma produção da Doc & Outras Coisas e co-produção da Química Cultural. A realização é da Ecofalante, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais