Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Durante todo o mês de julho, o Desafio Zero Descartável propõe aos participantes que armazenem todo o lixo plástico produzido em casa e refletir sobre a necessidade de seu uso

Imagem: Divulgação

Que quantidade de plástico entra em nossas casas todo mês? E desse montante, o quanto é reciclável? Como fazer para reconhecer o que é ou não reaproveitável e como podemos diminuir o uso desse material? Com mais brasileiros em casa por conta da pandemia do novo coronavírus, um grupo de marcas e instituições da área de sustentabilidade se uniu para propor um desafio que pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer lugar do país.

Braço da campanha mundial Julho Sem Plástico, o Desafio Zero Descartável convida todos os brasileiros a prestarem mais atenção aos resíduos plásticos que geram e refletirem sobre sua destinação e reaproveitamento. O desafio deste ano, chamado Plástico Social, propõe ao público que armazene todo plástico gerado em casa durante este mês.

“Queremos que as pessoas reflitam sobre o plástico trazido para dentro de casa. E depois disso, vejam o que realmente pode ser reciclado, como encaminhar corretamente e como evitar, o máximo que conseguirem, o uso de plástico não reciclável”, explica o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, acrescentando que todo resíduo armazenado pode ser encaminhado diretamente para catadores de recicláveis.

Confira a programação de lives desta semana

Para ajudar os participantes no desafio, a Liga vai disponibilizar conteúdos diversos nas redes sociais, com temas que serão trabalhados em cada semana. Nesta semana, o tema a ser trabalho será “Descartáveis versus Reutilizáveis”, trazendo como questão norteadora “Os descartáveis são mesmo mais seguros durante a pandemia?”.

Além do compartilhamento de conteúdos relacionados a esses temas, serão organizadas lives diárias. Nesta semana, os temas serão: Áreas livres de descartáveis (dia 14, às 11h); Reutilizáveis em tempos de Covid (dia 15, às 11h), Compostáveis biodegradáveis (Dia 16, às 19h), Lobby da indústria dos descartáveis (dia 17, às 11h). Mais informações podem ser obtidas no site da campanha ou no perfil da Liga Zero Descartável no Instagram.

O problema do plástico

O Brasil participa da mobilização mundial pelo Julho Sem Plástico pelo terceiro ano consecutivo. Segundo um estudo da WWF, o país é o quarto do mundo que mais gera lixo plástico, só perdendo para Estados Unidos, China e Índia. Em solo brasileiro, apenas 1,2% de todo plástico gerado é realmente reciclado e somos os responsáveis por 27 mil toneladas de plásticos que vazam para o oceano por dia.

Ainda não há um estudo medindo a quantidade aproximada, mas sabe-se que o isolamento social necessário para o combate à pandemia da Covid 19 fez aumentar o uso de plásticos descartáveis, especialmente por conta de serviços de entrega de comida e necessidade de proteção individual contra a doença. Mas a pandemia não deve ser usada como desculpa para o aumento do consumo de plástico descartável quando este não for absolutamente necessário.

“Já há uma declaração, assinada por mais de 120 especialistas de 18 países, afirmando que utensílios reutilizáveis, quando bem higienizados, são seguros para uso e não aumentam o risco de transmissão. Portanto, não há necessidade de aumentar o uso de descartáveis agora”, lembra Gabriella Guimarães, da Inspira Verde.

Sobre a Liga Zero Descartável 2020

A Liga é a união de instituições e marcas brasileiras que atuam rumo à uma sociedade com menos plástico descartáveis, evitando-os quando possível ou trocando por opções duráveis para reduzir a poluição global do meio ambiente, do ar, terra e água.

Os realizadores da iniciativa são as instituições e marcas: Beegreen – Sustentabilidade Urbana (@beegreenbr), Ciclo Vivo (@ciclovivo), eCycle – Sua Pegada Mais Leve (@portalecycle), Keep Eco – Embalagens Ecológicas (@keep.eco), Inspira Verde (@inspira.verde), Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil), Majuí Comunicação (@majuicomunica), Menos 1 Lixo (@menos1lixo), Meu Copo Eco (@meucopoeco), Mundo Sem Bitucas (@mundosembitucas), PorQueNão? (@porquenao.midia), Positiv.a (@positiv.a), Quero Neutralizar (@queroneutralizar), Rastro Sustentabilidade (@rastro.eco.br) e Route Brasil (@routebrasil).


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais