Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A Campanha Mares Limpos está ajudando pais e mães a ocupar as crianças dentro de casa com a Gincana Caça aos Plásticos

Imagem editada e redimensionada de Markus Spiske, está disponível no Unsplash

A Campanha Mares Limpos está ajudando pais e mães a ocupar as crianças dentro de casa com a Gincana Caça aos Plásticos. Desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, a iniciativa pretende aproveitar o tempo de reclusão provocado pela pandemia do novo coronavírus para estimular reflexões lúdicas sobre a presença do plástico no cotidiano. Para participar, basta seguir o perfil do PNUMA no Instagram @unep_pt.

“Em tempos de isolamento, é fundamental refletirmos sobre os padrões de produção e consumo aos quais somos expostos e estimulados, o que também envolve a pressão ao consumismo nas crianças”, explica o mobilizador do programa Criança e Consumo, JP Amaral. Ele lembra que o plástico está por toda parte na relação entre consumo e crianças. “É momento de refletir se realmente precisa estar”, alerta.

No dia a dia, plásticos descartados contaminam o solo, os animais, a chuva, o ar, a neve. E com isso, contaminam também as pessoas, que consomem em média o equivalente a um cartão de crédito de plástico por semana, o equivalente a aproximadamente 5 gramas. A ciência ainda busca confirmar os efeitos exatos desse consumo na saúde humana. No mundo animal, o plástico tem causado a morte de plânctons, animais marinhos e aves.

“É importante pensarmos que sairemos dessa situação (distanciamento social), mas também precisamos pensar no mundo que queremos quando ela acabar. O mundo está mudando e a gente deveria refletir sobre como evitar os erros que nos trouxeram a este momento”, reflete Vitor Pinheiro, responsável por Campanhas no PNUMA.

O primeiro momento da gincana vai envolver os rótulos dos produtos de itens cosméticos e de higiene pessoal e vai desafiar os internautas a encontrar o plástico oculto na composição de diversos produtos. Nas próximas etapas, a gincana abordará o tema de embalagens e brinquedos.

Para participar, basta seguir o Instagram @unep_pt, onde serão postadas diariamente as tarefas e a dinâmica de participação, e também a hashtag #CaçaAosPlásticos.

Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal voz global em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre a Campanha Mares Limpos

A campanha global da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos (#CleanSeas, em inglês) chegou ao Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos. Entre suas diversas iniciativas, a Mares Limpos busca sensibilizar governos a criarem políticas para redução do plástico, dialogar com indústrias para incentivar a redução de embalagens plásticas e convocar consumidores a mudarem seus hábitos de consumo e descarte.


Fonte: ONU Brasil

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais