Ativistas de contenção do petróleo podem receber orientação em Central no Recife

eCycle

Prefeitura do Recife monta Central de Operações para os trabalhos de combate às manchas de óleo

ativistas contra as manchas de petróleo
Unidade ficará localizada no CAT Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem, e servirá de apoio às equipes que atuarão no combate às manchas de óleo, caso cheguem ao Recife. Dois drones estão fazendo o monitoramento aéreo da orla do Recife

A Prefeitura do Recife permanece em alerta para a possibilidade da chegada das manchas de petróleo nas praias da cidade. Uma Central de Operações, que servirá de ponto de apoio para todo o trabalho, está montada no CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim da praia de Boa Viagem. Pelo menos 200 trabalhadores da Emlurb, com o apoio dos equipamentos e maquinário necessários, atuarão diretamente no recolhimento do material, caso chegue à orla do Recife.

Além disso, o monitoramento da orla está sendo feito periodicamente, desde as primeiras horas da segunda-feira de ontem (21), com o uso de dois drones da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), para que as equipes possam se antecipar à chegada do óleo. Atuarão na central, além da SMAS, a Defesa Civil do Recife, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife e a Emlurb.

Ativismo

Ainda na tarde desta segunda, representantes da Prefeitura do Recife se reuniram com movimentos da sociedade civil organizada voltados para a questão ambiental e do tratamento adequado do lixo. Participaram da reunião os grupos PE Sem lixo, Recife Sem Lixo, Recife Lixo Zero e Manifesto Ambiental e os secretários de Meio Ambiente e Sustenatabildade, José Neves Filho, de Turismo Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça e de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar. Entre as principais demandas do grupo, esteve que os voluntários não entrem em contato direto com a mancha de óleo, o que pode trazer malefícios à saúde.

Atendendo à demanda dos movimentos e às orientações da Secretaria de Saúde do Recife, a Prefeitura do Recife irá orientar o trabalho voluntário na orla da cidade, para que apenas o pessoal especializado, com o uso de equipamento adequado, tenha contato com o material. Os voluntários devem se dirigir à Central montada no CAT Ambiental, no Segundo Jardim, para receber as orientações de como poderão ajudar. A ideia é que eles trabalhem no apoio e logística dos trabalhos. A Secretaria de Saúde participará da operação dando o apoio necessário aos trabalhadores e voluntários.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail