Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Participe e conheça os impactos ambientais da moda e formas de reduzir a pegada ambiental dos pequenos

Imagem editada e redimensionada de terricks noah, está disponível no Unsplash

A moda sustentável, que também pode ser chamada de Slow Fashion, é um conceito que permeia todas as idades. Para ampliar o entendimento da moda sustentável no âmbito infantil, a Umapaz vai oferecer nas terças do próximo mês (outubro) um curso gratuito sobre o tema. A atividade será realizada dentro do parque Ibirapuera, em São Paulo.

Programação

1º de outubro

  • História da moda – das 9h às 12h (Joana Monteleone)

8 de outubro

  • Moda e consumo infantil – das 9h às 12h (Giovana Barbosa de Souza)

15 de outubro

  • Trabalhadores jovens imigrantes da cadeia têxtil – das 9h às 12h – (Palestrante não confirmado)

22 de outubro

  • Moda sustentável – das 9h às 12h (Regina Barbosa Ramos)
  • Moda infantil sustentável e a questão de gênero – das 10h30 às 12h (Juliana Cesso)

29 de outubro

  • 1. Moda sustentável para todos? – das 9h às 10h30 (Alex Santos)
  • 2. Moda e desenvolvimento sustentável – das 10h30 às 12h (Giovana Barbosa de Souza e Monayna Gonçalvez Pinheiro)

Facilitação

Giovana Barbosa de Souza possui graduação em comunicação social com habilitação em relações públicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho e mestrado em educação pelo Centro Universitário Monte Serrat. É coordenadora de projetos do Fundação Orsa e voluntária da Aliança pela Infância. É mestre em direitos humanos e democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália; especialista em educação infantil, relações públicas de graduação, coordena projetos voltados à infância, arte e natureza; diretora da Divisão Técnica de Formação da Umapaz; coordenadora de projetos e docente na Umapaz e consultora de projetos voltados à Infância, sustentabilidade e direitos humanos.

Joana Monteleone é editora e historiadora. Atualmente faz pós-doutorado da Universidade de São Paulo e é autora de A história na moda, a moda na história (Alameda Casa Editorial, 2019).

Alex Santos é designer de moda pela Universidade Anhanguera; idealizador e diretor criativo do Periferia Inventando Moda e estilista. Já expôs suas coleções em diversos eventos como Osasco Fashion Week, Interior Fashion Arts, Congresso Interacional de Negócios da Moda, Casa de Criadores, dentre outros.

Juliana Cesso é criadora da LivreMente, uma marca infantil sem gênero, feita artesanalmente e em pequena escala. A LivreMente nasceu com a chegada de seu filho João, e na vontade de vesti-lo livre de padrões e rótulos. Toda a produção é feita de forma sustentável, desde a matéria prima, como os sapatinhos feitos à mão com material 100% vegetal e as roupinhas de fibra natural, até seus fornecedores, que são microempreendedores familiares, em sua grande maioria, mulheres e mães. Dessa forma, a LivreMente faz parte e apoia a economia local e o empreendedorismo materno.

Monayna Gonçalvez Pinheiro é docente/coordenadora da área de moda do Senac unidade da Penha de França; professora da disciplina de planejamento de coleção e desenvolvimento de coleção na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); formada pela Santa Marcelina com especialização em estética e gestão de moda pela ECA/USP; mestranda do programa de comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e ministra cursos no Sesc e na Escola Panamericana de Artes, nos cursos de planejamento de coleção, “gestão de produto” e visual merchandising. Também trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote. Possui mestrado profissional em estética e gestão de moda pela Universidade de São Paulo (2013).

Regina Barbosa Ramos é doutora em design pela Universidade Anhembi Morumbi; bacharel em negócios da moda e mestre em design pela mesma Instituição. Atualmente faz parte do corpo docente das graduações em moda da Universidade Anhembi Morumbi e é Steam professor na Escola Antoniela e Leon Feffer – Peretz (Alef Peretz). É coordenadora do LabModAR, projeto de extensão universitária do bacharelado em design de moda da UAM SP, em que são desenvolvidas investigações acerca dos têxteis e tessituras em diferentes suportes e materiais com vistas à sustentabilidade e ao desenvolvimento regenerativo, discutindo ainda padrões de beleza e comportamento das sociedades contemporâneas.

Coordenação

  • Giovana Barbosa de Souza;
  • Ruth Weg;
  • Eliane Terezinha dos Santos Bosio.

Serviço

  • Evento: Curso de moda infantil sustentável
  • Data: 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2019 (terças-feiras)
  • Local: Sede da Umapaz
  • Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04030-000(pedestres: portão 7A; estacionamento portão 7 da Av. República do Líbano – Zona Azul)
  • Vagas: 80
  • Valor: gratuito
  • Público: pessoas que tenham interesse pelo tema
  • Saiba mais ou inscreva-se

Como chegar na Umapaz

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais