Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

No parque Ibirapuera, a oficina conta com a participação de especialistas de diferentes áreas

Imagem editada e redimensionada de Markus Spiske, está disponível no Unsplash

O ativismo alimentar é considerado por alguns autores como um dos movimentos sociais mais vibrantes da atualidade que se debruça em questões que vão além da comida e complexifica a relação do ser humano com os outros reinos da natureza.

Esse movimento apresenta-se como uma vertente do ativismo político que emergiu na década de 1960 como uma perspectiva mais porosa, comprometida e criativa de fazer política.

O ativismo alimentar surge como um guarda-chuva interdisciplinar que abriga diferentes movimentos e discussões de amplo alcance nas sociedades nos quais a comida aparece como elemento transversal que merece ser melhor compreendido como um formato de ação política, o que esse curso se propõe a fazer.

Diversos movimentos desse tipo apresentam propostas que se relacionam diretamente com questões socioambientais distintas e possuem implicações nos nossos sistemas agroalimentares bem como na própria relação humano-natureza.

O curso na Umapaz, no parque Ibirapuera, tem duração de oito horas e tratará desses temas com a participação de especialistas de diferentes áreas.

Conteúdo e programação

Ativismo alimentar – das 9h às 12h

O ativismo alimentar é um tipo de ativismo político cujas ações são voltadas para debater e mobilizar temas diversos como o agrobiopoder, a reforma agrária e a soberania alimentar; a ecogastronomia; o risco e as contaminações alimentares; a insegurança alimentar e a fome; o fortalecimento dos atores sociais que produzem comida (no caso, os agricultores familiares, assentados, agroflorestais, quilombolas, ribeirinhos, pescadores indígenas, neorruralistas); o fomento de sistemas agroalimentares tradicionais; a valorização do prazer de comer e a importância da comensalidade; o bem estar animal e ao questionamento das visões antropocêntricas; as questões de gêneros ligadas a diferentes instâncias do ato de comer, além dos impactos ambientais relacionados aos sistemas agroalimentares que, nesse curso, terá um destaque especial.

A palestrante Elaine de Azevedo é nutricionista, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo com pesquisa em Sociologia da Alimentação, Saúde e Meio Ambiente e doutora em Sociologia Política.

Almoço – das 12h às 13h15

Os movimentos e formas de ativismo alimentar – das 13h15 às 15h15

Diversos movimentos e formas desenvolvidas de ativismo alimentar e sua abordagem e propostas tais como: Agroecologia, Agricultura Orgânica e outros sistemas agroalimentares sustentáveis dentre eles o Comércio Justo (Fair Trade), Slow Food, Vegetarianismo/Veganismo, Alimentação Viva, Banquetaço.

A palestrante Elaine de Azevedo é nutricionista, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo com pesquisa em Sociologia da Alimentação, Saúde e Meio Ambiente e doutora em Sociologia Política.

Meio ambiente e os sistemas agroalimentares – das 15h30 às 17h30

Os impactos socioambientais da agropecuária moderna: dimensões, dados e informações. Relevância do vegetarianismo, dietas baseadas em plantas e do consumo de carne para o meio ambiente. Outras questões ambientais na alimentação.

O palestrante Ravi Orsini Camargo de Souza é bacharel em Gestão Ambiental e mestrando em Ciência Ambiental pela USP- Universidade de São Paulo.

Roda de conversa – das 17h30 -18h

Serviço

  • Evento: Oficina de ativismo alimentar, política e meio ambiente
  • Vagas: 80
  • Dias: 31 de maio 2019
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: Sede da Umapaz – Parque Ibirapuera.
  • Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04030-000
  • Pedestres: Portão 7A
  • Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
  • Saiba mais ou inscreva-se

Como chegar na Umapaz


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais