Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Agora é tudo ou nada! O projeto da líder espiritual Hushahu Yawanawá é fazer uma Casa de Arte para fortalecer saberes indígenas e intercâmbios culturais

A Casa de Arte Yawanawá precisa da sua ajuda financeira. O projeto da líder espiritual Hushahu Yawanawá é fazer uma Casa de Arte na floresta com o intuito de aprofundar o estudo em todas as artes indígenas de seu povo.

Há poucos dias para arrecadar mais de R$ 50 mil. Parece muito, mas é pouco perto do que esse espaço vai proporcionar de benefícios para a manutenção da cultura indígena, principalmente em um cenário atual no qual a existência dos povos originários tem sido ameaçada.

Apoie essa incrível mulher a realizar mais esse sonho. Faça sua doação a partir de R$ 25 e ganhe recompensas como agradecimentos especiais, adesivos, artesanatos, cerimônias com medicinas da floresta, roda de rapé e muito mais.

“Estou sonhado em construir um espaço onde posso estar com as mulheres dentro da floresta. O meu sonho é construir uma casa que não será só minha, mas que possamos receber as mulheres e homens do meu povo e de outros povos, vamos conversar, estudar a espiritualidade, fazer as dietas, trabalhar com a arte e com as medicinas yawanawá”,
diz Hushahu Yawanawá.

Quem é Hushahu Yawanawá

Hushahu Yawanawá é uma mulher indígena que em 2005, aos 25 anos de idade, decidiu romper um tabu na tradição de seu povo e protagonizou, junto com sua irmã, uma revolução das mulheres em sua aldeia, na cabeceira do Rio Gregório, no Acre. Até aquele momento nenhuma mulher havia feito a dieta de um ano de isolamento para formação xamânica e acesso aos saberes dos espíritos da floresta. Buscando diretamente os ensinamentos dos últimos pajés anciões da aldeia, Hushahu se tornou uma referência nos conhecimentos espirituais e artísticos Yawanawá, num momento em que seu povo passava por processos de enfraquecimento das práticas tradicionais, devido à forte influência missionária na terra indígena.

Ao voltar da dieta Hushahu trouxe grande vitalidade à cultura de seu povo, incentivando mulheres e homens a adentrarem nos estudos da espiritualidade, dos cantos, rezas e das artes. Ela passou a servir de referência para outras mulheres de dentro e de fora de sua aldeia, levando seu trabalho para diferentes regiões do mundo.

O nascimento do projeto

As artes yawanawá estão diretamente ligadas à cosmologia do povo e aos saberes da espiritualidade. Durante sua dieta Hushahu conta que recebeu por meio do contato com os espíritos da floresta diferentes keneyawanawá, grafismos, que ensinou às outras mulheres de seu povo. Em sua imersão ela também adentrou no estudo da confecção dos rauty, ornamentos e artefatos rituais, feitos em penas, ossos e outros materiais, trazendo força e renovação às suas tradições.

Antes de Hushahu o uso das medicinas da floresta e o conhecimento das tradições espirituais Yawanawá eram restritos aos homens, hoje o estudo desses saberes em conjunto com as práticas artísticas é possibilitado a todo o povo e o movimento de empoderamento feminino vem crescendo com o trabalho de Hushahu e demais mulheres da aldeia.

O trabalho de Hushahu se torna ainda mais relevante para o povo com o recente falecimento dos dois grandes pajés, os anciãos Tatá e Yawarani, detentores dos saberes espirituais yawanawá em sua profundidade. Hushahu, que foi uma grande aluna do pajé Tatá, configura-se então numa das principais responsáveis de seu povo pela manutenção e continuidade dos saberes de cura do povo, buscando ensinar aos jovens aquilo que aprendeu com seu professor. No entanto, para dar continuidade a esse trabalho é necessário fortalecer a infraestrutura do espaço. Como os estudos da espiritualidade Yawanawá estão diretamente relacionados às práticas artísticas, Hushahu idealizou a construção de um Centro de Artes e Espiritualidade, um espaço cultural para toda sua comunidade e aberto àqueles que queiram conhecer de perto os saberes yawanawá.

A casa de arte Yawanawá

O objetivo do projeto é a construção de um Centro de Arte e Espiritualidade na Terra Indígena Yawanawá do Rio Gregório, Acre, sendo um espaço de valorização e incentivo às práticas e conhecimentos artísticos e espirituais do povo Yawanawá. Essa casa-ateliê será coordenada por Hushahu que realizará aulas e oficinas com mulheres e homens de sua comunidade. Além dos espaços comuns de convivência e criação, haverá espaços para hospedagem possibilitando a recepção de pessoas e grupos indígenas e não indígenas de outras regiões para vivências e estudos artísticos e espirituais. A construção desse espaço vai trazer sustentação estrutural para o trabalho espiritual, proporcionando com que diversas atividades de valorização cultural aconteçam, fortalecendo a comunidade, a espiritualidade e o processo de criação artística do povo Yawanawá. Apoiará ainda formas de sustentabilidade da comunidade por meio dos intercâmbios culturais constituindo um amplo espaço de estudos e aprofundamento espiritual onde as pessoas de outras regiões serão recebidas para inspirar-se na força das mulheres e homens yawanawá, aprendendo e trocando saberes.

Construção sustentável

A construção da Casa de Arte Yawanawá será feita com base em um diálogo entre conhecimentos da arquitetura tradicional Yawanawá e da bioconstrução. A casa será construída buscando a racionalização dos materiais, utilização de materiais locais e das proximidades. Os banheiros terão tratamento de águas através de fossa séptica e sistema de filtragem por zonas de raízes, utilizando plantas nativas.

O projeto conta com energia solar para alimentar o sistema elétrico da casa e a bomba de água do poço artesiano. A casa será projetada de maneira bioclimática, através de aberturas de ventilação zenital, ventilação cruzada e iluminação natural. O projeto também prevê contrapartidas ambientais como, o plantio de árvores nativas, das espécies que serão retiradas da mata para a construção da casa, e a produção de uma área de plantio com as ervas medicinais yawanawá.

Imagens do projeto arquitetônico

Perspectiva

Perspectiva interna

Corte esquemático

Para fazer sua doação e saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais