Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Consumidores bem informados são capazes de fazer melhores escolhas em direção a uma alimentação saudável

Imagem/reprodução: Aliança

A campanha produzida pela organização civil Aliançatem como objetivo pedir a urgência de um novo modelo de rotulagem nutricional para conter o avanço de doenças relacionadas à alimentação não saudável.

A ideia é que alimentos processados e ultraprocessados como refrigerantes, biscoitos e sopas instantâneas recebam selos de advertência na parte da frente da embalagem para indicar se há excesso de açúcar e sódio ou qualquer quantidade de adoçante, gorduras totais, saturadas e trans.

A petição quer que o Ministério da Saúde se responsabilize pela garantia de avisos nas embalagens de alimentos industrializados no formato de triângulos pretos padronizados, como na imagem abaixo:

A petição quer que o Ministério da Saúde se responsabilize pela garantia de avisos nas embalagens de alimentos industrializados no formato de triângulos pretos padronizados
A organização parte do pressuposto de que a rotulagem nutricional de alimentos, tal como é hoje, não favorece o acesso à informação. E traz dificuldade para compreender dados que deveriam guiar as escolhas alimentares.

Tudo isso, de acordo com a Aliança, vai de encontro com o direito básico previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC): a informação adequada sobre o que estamos comendo. Em contrapartida, a organização entende que, com a informações compreensíveis, é mais fácil fazer escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.

Em concordância com os apontamentos da Aliança, uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em 2016, mostrou que mais de 70% dos participantes disseram ter dificuldade para compreender os rótulos dos produtos. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que rótulos claros e objetivos podem ser uma ferramenta útil para orientar escolhas alimentares.

Achou importante a causa? Então assine a petição nesse link.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais