Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

No próximo dia 23 de novembro acontece o evento Economia Verde, uma visão do Brasil 2030. O convidado internacional Pavan Sukhdev estará em São Paulo para tratar de desenvolvimento sustentável e governança nesse novo cenário que se desenha no plano econômico mundial. Sukhdev é embaixador de meio ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), presidente do Conselho Mundial da WWF e economista ambiental.

Ao manter um olhar positivo para o futuro, a palavra-chave para o Brasil é liderança. Ou seja, o país tem condições de ocupar um papel de liderança no novo contexto da Economia, verde e inclusiva, por seus fatores favoráveis: matriz energética limpa, boa expectativa quanto à energia solar, agronegócio sólido, a Amazônia, sua forte biodiversidade e disponibilidade de recursos hídricos. Além do mais, o que se fizer aqui no Brasil – por ser detentor de expressivos recursos naturais do planeta – deverá acarretar repercussões planetárias. Por isso mesmo, deve-se repensar seu papel nesta economia futura e valorar seus ativos ambientais.

Mas, observa o convidado internacional, o desenvolvimento sustentável só será concretizado por meio da necessária governança por parte de governos e instituições. O tema se relaciona à macroeconomia e deve impulsionar posicionamentos estratégicos, além da definição de diretrizes. Ou seja, é urgente ser um direcionador para os negócios e as atividades das empresas e da sociedade como um todo.

O exemplo que vem do setor privado

Sukhdev fará a moderação de dois painéis. Diversos líderes vão abordar o papel do desenvolvimento sustentável em suas organizações, aliado à governança. Denise Hills (Rede Brasil do Pacto Global) irá detalhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas a serem cumpridos até 2030. Marcelo Castelli (Fibria) terá como foco o cenário essencial da agroindústria. Miguel Setas (EDP Brasil) vai pontuar o papel da energia em nosso futuro. Roberto Waack (Coalização Brasil, Clima, Florestas e Agricultura e Fundação Renova) trará uma visão do agronegócio e do desenvolvimento sustentável, além do papel da Coalização e do advocacy na implementação de políticas públicas. O tema de Fabio Gandour será a tecnologia (médico, cientista da computação e pesquisador). E Juliano Seabra fará a conexão entre economia verde e startups ­­(Inovação e Novos Negócios da TOTVS).

Em uma segunda etapa, aprofunda-se o debate sobre governança, fator estruturante rumo a uma economia verde. A sustentabilidade precisa tomar um lugar mais estratégico na tomada de decisões nas empresas e instituições e integrar os conselhos gestores, definidores de diretrizes e rumos, ou seja, subir um degrau nas organizações.

Entre os integrantes, Izabella Teixeira (ex-Ministra do Meio Ambiente, mestra em planejamento energético e doutora em planejamento ambiental) tem como perspectiva a governança junto à sociedade. Mario Sergio Vasconcelos (Relações Institucionais da Febraban) dará foco ao tema a partir do sistema financeiro, especialmente a incorporação de riscos e externalidades na avaliação dos investimentos. E, ainda, Sandra Guerra (Consultoria Better Governance, conselheira do GRI e ex-presidente do IBGC) e Roberto Waack (ex-conselheiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC) fecham o painel com a importância de se integrar a governança no Conselho das empresas.

Serviço

  • Data: 23 de novembro de 2018
  • Horário: das 8h às 13h
  • Local: Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo )
  • Endereço: Av. Paulista, 1313 – São Paulo – SP – 15º andar, em frente ao metrô Trianon-MASP
  • Saiba mais ou inscreva-se

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais