Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Objetivo do Dia da Árvore é sensibilizar para a importância da preservação das árvores para o equilíbrio do ambiente

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data que marca o início da primavera do hemisfério sul. Em sintonia com a data, a Festa Anual das Árvores foi instituída em todo o território nacional pelo Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, para criar uma versão nacional do “Dia Mundial da Árvore“, que é comemorado em 21 de março (o equinócio de primavera do hemisfério norte).

Devido às diferenças fisiográficas-climáticas do Brasil, a Festa Anual das Árvores é comemorada em datas distintas em diferentes estados. Nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia, a Festa Anual da Árvore é comemorada na primeira semana do mês de março.

Nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, a comemoração é no dia 21 de setembro.

Ainda assim, a comemoração do Dia da Árvore em 21 de setembro se manteve com certa autonomia com relação à data oficialmente estabelecida. Por se tratar de um assunto importante, um dia só para lembrar das espécies arbóreas parece se fazer cada vez mais necessário.

Objetivo

Dia da árvore
Imagem de Arnaud Mesureur em Unsplash

A Festa Anual das Árvores tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância das árvores e de sua preservação para o equilíbrio do ambiente, incluindo seus serviços ecossistêmicos. Para saber o que são serviços ecossistêmicos, dê uma olhada na matéria:

Serviços ecossistêmicos
O que são serviços ecossistêmicos?

Entre os benefícios das árvores estão:

  • Sequestro de carbono: 15,6 kg/ano;
  • Economia de energia (ar condicionado): 30%;
  • Aumento do valor imobiliário: 20%;
  • Diminuição da temperatura do ar: 2°C a 8°C;
  • Captação de água: 250 litros;
  • Erosão: de 40 a 250 vezes menor.

Além disso, elas ajudam a diminuir a umidade relativa do ar, em conjunto com a temperatura.

As árvores podem ser consideradas nossas grandes aliadas na neutralização da pegada de carbono e, consequentemente, nos impactos gerados. Por isso, é tão importante conversar, restaurar e plantar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais