Movimento Greenk realiza 2ª edição do Greenk Show

eCycle

Festival que reúne tecnologia e sustentabilidade pretende arrecadar dez toneladas de lixo eletrônico em três dias

Greenk

Criado para conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, o Movimento Greenk anunciou a 2ª edição do Greenk Tech Show, o maior festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Se na edição do ano passado, realizada na Bienal do Ibirapuera, o evento arrecadou 2,7 toneladas de e-lixo (um recorde no país), para este ano os organizadores pretendem alcançar uma meta ainda mais ambiciosa: coletar dez toneladas de e-lixo (lixo eletrônico) das chamadas linhas verde e marrom (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, monitores, aparelhos de tv e rádio, entre outros), um recorde mundial. “Apostamos na diversidade de atrações para chamar a atenção de toda a família para a importância do descarte correto do e-lixo”, explica Fernando Perfeito, CEO do evento.

Para convocar os “greenks” de todas as gerações, já está confirmada a presença da e-Sports Zone By ESL, que contará com a organização da ESL Brasil, onde acontecerão campeonatos profissionais com a presença de times, show matches do Torneio Intercolegial Greenk e campeonatos multiplataformas com a participação do público. Outro destaque será a Drone Zone by MiranteLab (plataforma de experimentação formada por representantes da cultura maker), onde o público poderá passar pela experiência de pilotar um drone, acompanhar uma corrida com pilotos profissionais e até aprender a montar o seu próprio drone, em workshops.

O inédito Torneio Intercolegial Greenk reunirá cerca de 100 mil alunos de escolas públicas e privadas, promovendo campeonatos de e-sports entre alunos, apresentações ligadas à tecnologia e sustentabilidade e, ao final, vai consagrar a escola que captar a maior quantidade de e-lixo.

A Arena Geek do Greenk Tech Show vai contar com a presença dos principais influenciadores digitais em apresentações divertidas, além de muito conteúdo geek. Já na Arena do Conhecimento e Inovação, os visitantes vão poder assistir a palestras e apresentações de empresários e empreendedores de destaque na nova economia, falando sobre sustentabilidade, startups e incentivo ao ensino da ciência e da tecnologia.

Inclusão digital

Assim como na edição anterior, todo mundo que levar seu e-lixo para descartar no Greenk Tech Show paga somente meia entrada. “Somos o único evento que reúne tecnologia e várias atrações por um propósito ambiental. Queremos toda a sociedade engajada no desafio do descarte correto do lixo eletrônico”, explica Perfeito.

Com inúmeros componentes químicos altamente tóxicos, como o alumínio, mercúrio, brumo, chumbo, entre outros, o e-lixo, se descartado incorretamente, pode contaminar solos e lençóis freáticos causando enorme risco à saúde. Por outro lado, se descartados da maneira correta, a quase totalidade de e-lixo pode retornar à indústria como matéria-prima para fabricação de novos equipamentos, seguindo as normas da logística reversa e da Economia Circular.

Segundo relatório da ONU, o Brasil é o segundo maior produtor de e-lixo das Américas (atrás apenas dos Estados Unidos), e sétimo maior do mundo, com mais de 1,5 mi de toneladas geradas por ano. Atualmente, apenas 3% deste total é descartado corretamente, contra 36% do México e 22% dos EUA, por exemplo. Os países que lideram o descarte correto do lixo eletrônico no mundo são Suíça e Noruega com 74%.

Com o inevitável crescimento da presença da tecnologia no nosso dia a dia, e o lançamento contínuo de novidades na indústria, o cenário fica ainda mais preocupante não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Todo e-lixo arrecadado pelo Greenk Tech Show será coletado por empresas credenciadas pela Green Eletron, Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletrônicos e pela ABRIN (Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação). Depois da triagem, o e-lixo em condição de recondicionamento será enviado aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que integram o Programa e a Política de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Graças à parceria entre o Movimento Greenk, o MCTIC e a Prefeitura de São Paulo, os computadores recondicionados, em perfeito estado, serão doados para escolas públicas municipais. O equipamento que não puder ser recondicionado será descartado corretamente, retornando como matéria-prima para a indústria.

Serviço

  • Evento: Greenk Tech Show
  • Data: 25, 26 e 27 de maio de 2018
  • Horário: das 10h às 21h
  • Local: Pavilhão do Anhembi
  • Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo - SP, 02012-021
  • Valor: R$20,00
  • Saiba mais ou garanta seu ingresso


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail