Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O objetivo é criar uma rede de suporte ao desenvolvimento de um banco baseado em valores no Brasil

O EcoSocial e a Fundação Avina promovem em São Paulo o evento Dinheiro e Consciência, em união para o fomento da criação de uma rede de suporte ao desenvolvimento de um banco baseado em valores no Brasil. A programação é composta por palestras e oficinas, todas conduzidas pelo economista e ex-diretor da filial espanhola do banco holandês Triodos Bank, Joan Melé. As iniciativas terão foco no significado que se dá ao dinheiro e nas maneiras como este pode ser usado por pessoas e empresas para mudanças positivas e sustentáveis.

As palestras e oficinas serão abertas ao público em geral, sendo uma específica para pais e educadores, e outra uma roda de conversa estratégica para presidentes e diretores de organizações. O ponto alto da programação será o encerramento, com uma oficina de três dias dedicada à criação de um banco baseado em valores. A participação esperada é de mais de mil pessoas.

“Estamos reeditando no Brasil a jornada de conversações sobre o uso consciente do dinheiro, apostando que aqui teremos o mesmo êxito que estamos logrando no Chile, na Argentina e na Colômbia, onde um número expressivo de pessoas e organizações começam a investir seus recursos em iniciativas com impacto mais positivo para a sociedade e o meio ambiente. Joan Melé tem grande capacidade de restabelecer a conexão entre economia e dignidade humana, por meio da reflexão sobre o que financia – e o que pode financiar – o dinheiro de cada um de nós”, comenta Glaucia Barros, diretora da Fundação Avina no Brasil.

Joan Melé

Joan Melé

Nascido em Barcelona, acumula mais de 40 anos de experiência na área bancária, tendo sido vice-diretor geral do Triodos Bank na Espanha e vice-presidente da Fundação Triodos. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Triodos Bank e da Câmara de Empreendedores da Catalunha; promotor de banca ética na Espanha e na América Latina e autor dos livros “Dinheiro e Consciência” e “Economia Aplicada aos Jovens”. Colabora em cursos e seminários em universidades de prestígio, escolas de negócios e instituições em Espanha e América Latina. É palestrante em fóruns e eventos sobre questões de economia social, finanças éticas e humanidades.

Livro

Triodos Bank

Considerado pioneiro como banco social, banco ético ou banco sustentável, possui mais de 600 mil correntistas na Europa, e atua com a missão de financiar empresas, instituições e projetos que promovam valores culturais e beneficiem a sociedade e o meio ambiente.

“Buscamos tornar realidade uma concepção de mundo regida pela liberdade no campo das ideias e criações, igualdade de direitos e deveres nas relações sociais e fraternidade no mundo econômico. Para isto, um dos nós que precisamos desatar e tecer um novo modelo é o do sistema financeiro. As provocações que Joan Melé trará nos eventos que realizaremos em parceria com a Avina e vários apoiadores trazem a oportunidade de jogar mais luz e consciência sobre como usamos e aplicamos nosso dinheiro”, afirma Meiri Inoue, presidente do EcoSocial.

Serviço


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais