Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O evento que pretende inspirar a confecção de produtos sem precisar recorrer à compra, contará com a presença do publisher do Portal eCycle

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Centro Cultural OI Futuro sedia o evento Fabrik+, que vai reunir vários tipos de “fazedores” de diversas áreas do universo “maker” a fim de mostrar que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos com suas próprias mãos. Realizado pela Semente Produções, a ideia é exercitar a criatividade e a habilidade, reunindo em um só lugar instituições, empresas e ONGs que vivem essa cultura do “faça você mesmo”. Eles estarão debatendo as várias facetas deste movimento, promovendo essa cultura e ensinando como fazer os mais diversos bens para o próprio consumo, como roupas, bijuterias, cosméticos naturais, instrumentos musicais e até hortas caseiras.

Em sua primeira edição, o evento, que conta com o apoio da OI Futuro, terá palestras, oficinas e exposição com o objetivo de inspirar o desejo de construir diversos objetos de maneira independente, sem precisar contratar um serviço ou comprar em uma loja. Essa abordagem de solucionar problemas de maneira criativa está relacionada ao movimento “maker”, conhecido como “faça você mesmo 2.0”.

“Esse movimento vem mudando totalmente a forma como criamos e nos relacionamos com os objetos. Queremos mostrar que é possível consumir menos, ao dar novo uso ao que seria descartado, trazer a importância de se conectar com a natureza, conhecendo ingredientes e propriedades para plantar, produzir ou reproduzir produtos com menos aditivos e produtos químicos e de forma sustentável”, diz Carla Sobrosa, sócia da Semente Produções, idealizadora e curadora do Fabrik+.

A ideia é proporcionar ao público momentos de reflexão sobre um novo comportamento diante do consumo de bens, apresentando diversas iniciativas da cultura maker. O Fabrik+ vem ao o encontro de vários movimentos que vem ocorrendo no mundo, e a cultura maker vem atraindo cada vez mais pessoas. O Oi Futuro abraçou essa ideia de reunir em um só local todas essas iniciativas e propostas criativas e ousadas que podem ser executadas pelo público através de ações sustentáveis”.

Haverá palestras com vários tipos de fazedores, como os designers Fernanda Nicolini, criadora da marca Odyssee, que transforma resíduos eletrônicos em jóias, e Davi Resende, especialista em transformar sucata em arte, já tendo exposto seus trabalhos na Semana Design Rio. Também terá bate papo com Carol Cronemberger sobre como fazer cosméticos naturais e sustentáveis, além de palestras com criadores de fablabs (espécies de oficinas hightech abertas ao público em geral) e profissionais de educação, que estarão debatendo o papel da escola como estimuladora do “fazer”.

Serão realizadas também várias oficinas, voltadas para adultos e crianças, onde será possível aprender a criar bijuterias por meio do ‘upcycling’ de resíduos eletrônicos; fabricar cosméticos naturais de forma sustentável, confeccionar roupas novas utilizando peças usadas, construir instrumentos musicais, montar uma horta caseira, e até idealizar soluções criativas por meio da robótica. “Queremos instigar pessoas a criar e melhorar objetos ou tecnologias já existentes, e possibilitar aos participantes a satisfação de criar um objeto feito com suas próprias mãos”, destaca Carla.

A mesa 3, com a temática “Quem apoia o movimento Maker?”, acontecerá no dia 2 de dezembro das 16h às 17h30 e contará com as presenças de:

Onofre de Araujo: publisher do Portal eCycle e acadêmico. Especialista em redes digitais e sustentabilidade pela ECA-USP; mestre em administração de empresas pela PUC com MBAs em instituições internacionais como: E.M. Lyon School of Executive Education, University of Cambridge, Vanderbilt Universityt, Universidade de São Paulo, Ibmec Business School e Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Marcela Mazzei: diretora da Associação Nacional dos Inventores. Bacharel em administração de empresas; orientadora e especialista no atendimento para empreendedores com novos projetos especializados em orientações sobre propriedade industrial e intelectual, registro de marcas e patentes, copyright, direitos autorais, no Brasil e no exterior; integrante do conselho de análise de novos projetos da ANI; business partner da WaveCorp.

Rozeani Araujo: bacharela em desenho industrial pela PUC-Rio, e entusiasta da interseção entre educação e criatividade. Orienta os alunos do Instituto Senai de Tecnologia – Automação e Simulação na concepção e realização de projetos, com prototipagens realizadas no Senai FabLab. Neste ambiente de fabricação digital que envolve impressão 3D, corte a laser e eletrônica, experimenta diversas técnicas para desenvolver o potencial das pessoas e ajudá-las a criar sem medo do erro.

Informações:

  • Evento: Fabrik+
  • Data: 2 e 3 de dezembro de 2017
  • Horário: das 11h às 20h
  • Local: Centro Cultural OI Futuro
  • Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22220-040
  • Valor: gratuito
  • Saiba mais ou inscreva-se

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais