Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Beyond Borders foi feito com base no relatório que previu uma onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O documentário Beyond Borders, um curta-metragem feito com base no relatório da Environmental Justice Foundation (EJF), mostra a relação entre conflitos e mudanças climáticas. Entrevistando militares e a equipe de segurança norte-americana, o relatório previu uma possível onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos.

Esse é um número bem maior do que o de refugiados da guerra civil na Síria nos últimos cinco anos – comparável talvez às cerca de 620 mil pessoas que fugiram do massacre étnico em Myanmar rumo a Bangladesh nos últimos quatro meses.

Um dos entrevistados do documentário, o general de brigada Stephen A. Cheney, disse que “se a Europa acha que tem um problema com a migração hoje, que espere vinte anos e veja o que vai acontecer quando a mudança do clima forçar as pessoas a deixarem a África, principalmente o Sahel”. Em 2007, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, descreveu o conflito na região sudanesa de Darfur como “o primeiro conflito das mudanças climáticas no mundo”.

Confira o documentário


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais