Documentário retrata a trajetória conflituosa dos refugiados do clima nos próximos anos

eCycle

Beyond Borders foi feito com base no relatório que previu uma onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos

Beyond Borders

O documentário Beyond Borders, um curta-metragem feito com base no relatório da Environmental Justice Foundation (EJF), mostra a relação entre conflitos e mudanças climáticas. Entrevistando militares e a equipe de segurança norte-americana, o relatório previu uma possível onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos.

Esse é um número bem maior do que o de refugiados da guerra civil na Síria nos últimos cinco anos - comparável talvez às cerca de 620 mil pessoas que fugiram do massacre étnico em Myanmar rumo a Bangladesh nos últimos quatro meses.

Um dos entrevistados do documentário, o general de brigada Stephen A. Cheney, disse que “se a Europa acha que tem um problema com a migração hoje, que espere vinte anos e veja o que vai acontecer quando a mudança do clima forçar as pessoas a deixarem a África, principalmente o Sahel”. Em 2007, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, descreveu o conflito na região sudanesa de Darfur como "o primeiro conflito das mudanças climáticas no mundo".

Confira o documentário.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail