Índice Global de Segurança Alimentar mostra quais países são mais vulneráveis à insegurança alimentar

eCycle

O Índice Global de Segurança Alimentar considera os principais problemas de acessibilidade, disponibilidade e qualidade num conjunto de 113 países

Índice Global de Segurança Alimentar

Elaborado em setembro de 2017 pela Economist Intelligence e patrocinado pela DuPont - empresa multinacional da área de produtos químicos, fibras, polímeros e produtos agrícolas - o novo Índice Global de Segurança Alimentar (GFSI) mostra quais são os países mais vulneráveis à insegurança alimentar e como os riscos relacionados às perdas de recursos aumentam a vulnerabilidade à fome. A ferramenta leva em consideração 113 países e inclui 28 indicadores organizados em três eixos principais: acessibilidade, disponibilidade e qualidade & segurança.

A novidade é que esse ano foi adicionada mais uma categoria para avaliar a exposição aos impactos causados pela mudança do clima e como cada país está se adaptando a esses riscos climáticos. Para saber mais sobre esse tema confira nossa matéria: "O que são mudanças climáticas?"

O índice é um modelo dinâmico de avaliação comparativa quantitativa e qualitativa que mede fatores de segurança alimentar tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

O GFSI é o primeiro a examinar a segurança alimentar de forma abrangente nas três dimensões estabelecidas internacionalmente. Além disso, é uma ferramenta mais completa por incluir fatores subjacentes, que também afetam a segurança alimentar. Este ano, o GFSI incluiu um fator que mede recursos naturais e resiliência. Esta nova categoria avalia a exposição de um país aos impactos das mudanças climáticas; sua susceptibilidade aos riscos de perdas dos recursos naturais; e como o país está se adaptando a esses riscos.

Para explorar o GFSI e conhecer o ranking dos países mais vulneráveis à insegurança alimentar clique aqui.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail