Curso on-line da ONU sobre mudanças climáticas está disponível em português

eCycle

O curso é introdutório e está disponível em diversas línguas, inclusive em português

Ilha

O Programa UN CC: Learn é a maior iniciativa de educação da ONU sobre mudança climática. O curso on-line introdutório é gratuito, pode ser feito de acordo com a disponibilidade do usuário, e oferece informações claras, concisas e atualizadas para quem pretende saber mais sobre o assunto. Mais de 10 mil pessoas, de vários continentes, já fizeram o curso, que está disponível em cinco línguas. O programa de estudos e informações sobre a iniciativa podem ser acessadas em www.unccelearn.org.

O curso em português é fruto de parceria entre o governo brasileiro, a Unesco no Brasil e o UN CC: Learn, projeto que envolve mais de 35 agências das Nações Unidas e oferece cursos on-line sobre mudança climática para atender a demanda por especialistas no assunto.

“O curso é um grande recurso e estamos muitos felizes em poder promover sua disseminação na sociedade”, disse Renata Maranhão, diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Enquanto o Brasil avança, serão muitos os desafios relacionados à mudança climática e, desta forma, o treinamento é necessário para preparar a sociedade para o futuro”, declarou Felipe Felisbino, coordenador-geral de Educação Ambiental do Ministério de Educação (MEC).

“A educação é transversal e essencial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A mudança climática, tema de um dos ODS, é muito importante e seus processos devem ser compreendidos para que possamos lidar com o assunto. O curso on-line de mudança climática, traduzido para o português pela Unesco no Brasil, é uma excelente ferramenta que contribuirá na busca por uma forma mais sustentável de viver”, afirmou Marlova Jovchelovitch Noleto, representante interina da UNESCO no Brasil. Quem finaliza o curso recebe um certificado emitido pela UNITAR, a Agência de Treinamento das Nações Unidas (www.unitar.org), e a tradução do curso para o português possibilita a sua disseminação em países de língua portuguesa.

Angus Mackay, representante do Secretariado do Programa UN CC:Learn, complementa: “esperamos que esse curso em português contribua para uma melhor qualidade dos conhecimentos sobre mudança climática nos países lusófonos e para a formação de profissionais qualificados que atuam na superação dos desafios colocados pela mudança climática”. “O programa UN CC:Learn, em parceria com o escritório da Unesco no Brasil, disponibilizará outros cursos da plataforma também em português”m disse.

O apoio do setor privado à iniciativa de lançamento do curso em português mostra a importância da agenda de capacitação para a sociedade. Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), afirma que “iniciativas como esta da Unitar ampliam o acesso e o compartilhamento da inteligência sobre desenvolvimento sustentável”. “E isto é fundamental nesse momento de transição para a economia de baixo carbono. Para transformar uma sociedade é preciso antes transformar as pessoas, o que só é possível por meio do conhecimento. O CEBDS tem orgulho de ser parceiro desta iniciativa e esperamos que nossas publicações sejam úteis nos cursos oferecidos pela plataforma”.

Diversas organizações estão se comprometendo a usar a plataforma UN CC:Learn para treinamento de seus funcionários e agentes interessados. Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da Osklen, presidente do Instituto-E e embaixador da Boa Vontade da UNESCO, apoia o programa. “Para nós, da Osklen e do Instituto-E, a mudança climática está na ordem do dia, basta ver os extremos que temos presenciado pelo mundo. Por isso, encorajamos todos os nossos funcionários a seguirem esse curso on-line”.

Para acessar o programa de estudos, clique aqui. Para entrar no curso, basta acessar www.unccelearn.org e optar pelo "Curso online introdutório sobre mudança climática". Será preciso fazer um cadastro.


Fonte: ONUBR

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail