Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A mostra acontece na cidade de São Paulo e conta com nove debates sobre variados temas

Considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental promove em sua sexta edição um total de nove debates, reunindo cineastas, jornalistas, ativistas e especialistas.

O evento, que é gratuito, acontece de 1º a 13 de junho no Cine Reserva Cultural e no Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo.

Este ano, a mostra irá homenagear Vincent Carelli, documentarista premiado, antropólogo e indigenista. Além disso, outras seções incluem “Panorama Histórico” e “Mostra Contemporânea” que incluem os eixos temáticos “Alimentação & Gastronomia”, “Cidades”, “Contaminação”, “Economia”, “Mudanças Climáticas”, “Povos & Lugares”, “Trabalho”.

Ao longo da mostra, convidados irão abrir um ciclo de debates sobre variados temas, eles são: “A Amazônia no Imaginário do Cinema Brasileiro”, “Mudanças Climáticas e Geopolítica”, “Soluções para o Amanhã”, “O Dilema da Carne”, “A Contaminação Nossa de Cada Dia”, “Exploração e Conflito na Amazônia”, “Direito à Cidade”, “O Desafio do Trabalho” e “Cinema e Resistência – Uma Homenagem a Vincent Carelli”.

A abertura será no Cine Caixa Belas Artes, quinta-feira, 1º de junho, às 19h20. Os cineastas André Luiz Oliveira, Hermano Penna, Jorge Bodanzky, Lauro Escorel e Zelito Viana irão abrir o ciclo de debates sob mediação do cineasta e curador da Mostra Ecofalante, Francisco César Filho.

Temas

Mudanças Climáticas e Geopolítica

No dia 2 de junho, às 19h, antes do debate, será exibido o filme “A Era das Consequências”, que aborda como as mudanças climáticas afetam conflitos e guerras no mundo sob a perspectiva de oficiais da Segurança Nacional dos Estados Unidos.

O debate acontece às 20h30. Reúne Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, Eduardo José Viola, coordenador da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais e Relações Internacionais, e Érika Pires Ramos, do Instituto Brasileiro para o Direito das Mudanças Climáticas, com mediação do jornalista Maurício Tuffani.

Soluções para o Amanhã

Dirigido por Mélanie Laurent, notável atriz, diretora e escritora francesa e Cyril Dion, escritor e ativista francês, o documentário vencedor do César “Amanhã”, será exibido às 19h, antes do debate. O filme é centrado em um grupo de amigos que, diante de notícias cada vez mais preocupantes sobre o estado do planeta, viaja ao mundo em busca de soluções sustentáveis em agricultura, energia, economia, política e educação.

O debate acontece no dia 3 de junho, às 21h, no Cine Reserva Cultural. Tem como debatedores o especialista em sustentabilidade Aron Belinky, Carolina Catini, doutora na área de Educação, Estado e Sociedade, a economista Leda Paulani, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política, e Ricardo Abramovay, coordenador do Projeto Temático Fapesp sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. A mediação é da jornalista Amália Safatle.

Alimentação & Gastronomia

No dia 4 de junho no Cine Reserva Cultura, será exibido às 19h o filme “Desejo de Carne” da holandesa Marijn Frank, sobre as dúvidas e culpa que uma amante de carne sente ao ser confrontada por seu amor por carne e argumentos válidos contra a indústria.

Após a exibição do filme, às 20h30 irá acontecer o debate “O Dilema da Carne”. Ele reúne a premiada chef Bel Coelho, a jornalista Francine Lima, criadora do canal “Do Campo à Mesa”, e o também jornalista, além de ambientalista e cozinheiro, Roberto Smeraldi. Será mediador outro jornalista, Denis Russo Burgierman.

A Contaminação Nossa de Cada Dia

Ocorre no dia 5 de junho, no Cine Reserva Cultural.

Às 19h, será exibida uma sessão do filme “Cheirando Mal”, um documentário sobre um pai solteiro na tentativa de descobrir os tipos de químicos danosos presentes em produtos do cotidiano.

Para saber mais sobre o assunto confira a matéria “Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene

Após sua exibição, às 20h30, haverá um debate sobre “A contaminação nossa de cada dia”, que contará com as presenças do jornalista José Alberto Gonçalves Pereira, especializado em questões relacionadas ao agronegócio, economia e meio ambiente, do médico patologista e professor da USP Paulo Saldiva, e de Roberto Kishinami, coordenador o programa de energia do Instituto Clima e Sociedade e ex-diretor executivo do Greenpeace Brasil. A jornalista Maura Campanili será mediadora deste encontro.

Exploração e Conflito na Amazônia

No dia 6 de junho, às 20h45, no Cine Reserva Cultural, será exibido o filme “Quando Dois Mundos Colidem”, uma história sobre a resistência de moradores da Amazônia Peruana contra a exploração de petróleo e gás de xisto.

Após sua exibição, Sônia Bone Guajajara, considerada uma das maiores lideranças indígenas brasileiras, Nicole Figueiredo de Oliveira, especialista nas áreas de Mudanças Climáticas, Direito e Sustentabilidade Internacional, e pelo ambientalista Paulo Adário, um dos fundadores do Greenpeace no Brasil e o primeiro a ser eleito pela ONU “herói da floresta da América Latina e Caribe, irão discutir o tema “Exploração e Conflito na Amazônia. Com mediação da jornalista Paulina Chamorro.

Direito à Cidade

No dia 7 de junho, às 20h30, no Cine Reserva Cultural, a professora Vera Telles, coordenadora da linha de pesquisa Cidade e Trabalho no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP; o padre Júlio Lancellotti, que atua junto a imigrantes, menores infratores, detentos em liberdade assistida, pacientes com HIV/Aids, populações de baixa renda e em situação de rua; o professor Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Estudos Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP; e José Marcelo Zacchi, diretor-executivo da Associação Casa Fluminense, secretário geral do Gife – Grupo de Institutos e Fundações de Empresas e apresentador do programa Navegador (GloboNews), irão discutir “Direito à Cidade” com o sociólogo Silvio Caccia Bava como mediador.

Antes do debate, às 19h, serão exibidos “Champ des Possibles”, um curta-metragem sobre a cidade como prisão e o longa “Frágil Equilíbrio” uma entrevista com o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, conta três histórias de três continentes sobre o futuro da humanidade.

O Desafio do Trabalho

No dia 8 de junho, no Cine Reserva Cultural, ocorre a exibição do curta “Consumido”, sobre a cadeia de produção da China e Coréia, e o longo “Brumário” sobre a transformação do mundo do trabalho na França a partir do fechamento de sua última mina de carvão.

Após a exibição, será realizado um debate com professora Ludmila Costhek Abílio, especializada em relações entre exploração do trabalho e financeirização, desenvolvimento, e relações entre trabalho e consumo, o professor da Unicamp Ricardo Antunes, um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil, e Silvia Viana, pesquisadora de temas ligados à ideologia, indústria cultural, consumo, trabalho e subjetividade. Terá como mediadora a jornalista Andrea Vialli.

Homenagem Vincent Carelli

A homenagem a Vincent Carelli acontece no dia 13 de junho, às 20h, no Cine Reserva Cultural. Ele conta com, além do próprio homenageado, Tonico Benites, cineasta e liderança indígena Guarani Kaiowá, o roterista e diretor Leandro Saraiva e Fábio Costa Menezes, realizador e colaborador do Vídeo nas Aldeias. Antes da homenagem, ocorrem as projeções de “Corumbiara”, às 16h30 e, às 18h30, quatro títulos do projeto Vídeo pelas Aldeias :”O Espírito da TV”, “Vídeo nas Aldeias”, “A Arca dos Zo’é” e “Segredos da Mata”. Após o encontro, às 21h00, vem a exibição de “Martírio”, o mais recente longa-metragem do homenageado.

Para saber mais sobre a programação, visite o site da mostra.

Serviço:

  • 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
  • Datas: 1º a 13 de junho de 2017. em diversos horários
  • Entrada franca

Locais:

  • Cine Reserva Cultural: Av. Paulista 900, Bela Vista, São Paulo.Próximo ao metrô Brigadeiro.
  • Cine Caixa Belas Artes: Rua da Consolação 2423, Consolação, São Paulo. Próxima à estação Paulista do metrô.

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais