Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Festival inclui o Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade (Silabas), feira sustentável e atrações culturais

Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, vai sediar o Festival da Sustentabilidade, um evento inédito na região serrana e que ocorre de 11 a 15 de novembro de 2016 no Nova Friburgo Country Clube. O Festival da Sustentabilidade surge como fomento ao processo de pesquisa, ao debate, e a negócios e ações na esfera da sustentabilidade região. O evento vai receber profissionais que são referências internacionais em bioarquitetura e permacultura, como o holandês Johan van Lenge, Fundador do TIBA-Rio e autor do best-seller “Manual do Arquiteto Descalço”; e Jorge Belanko, professor e capacitador de reconhecimento internacional, autor do “El barro, las manos, la casa”, DVD que virou um guia popular da construção natural.

O festival reunirá palestras, oficinas, feira de negócios e atividades culturais e terá toda a energia utilizada suprida por uma pista de dança piezoelétrica (que produz energia por pressão), bicicletas ergométricas geradoras e painéis fotovoltáicos. O evento também tem compromisso de redução da pegada de carbono.

O objetivo é estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas, estimular o consumo de produtos e serviços do segmento de mercado e tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida.

O Festival de Sustentabilidade espera reunir um público de 8 mil pessoas entre profissionais, universitários, ONGs, conselhos de engenharia e arquitetura e urbanismo e interessados em construção sustentável e sustentabilidade em um espaço de 6 mil m², além de 50 expositores das áreas de gastronomia, moda, construção, design e energias renováveis.

Dentro do Festival, acontecerá uma edição especial do Mercado Central, feira de Nova Friburgo que prima por dar visibilidade ao produtor e empreendimentos regionais e que é toda organizada com paletes de madeira, já em um modelo próprio de sustentabilidade.

Mercado Central Sustentável

Feira de varejo de produtos orgânicos, ecologicamente corretos, artesanais ou de fair trade nos segmentos de alimentação e moda. Esta edição especial contará com uma feira de varejo de produtos orgânicos, ecologicamente corretos, artesanais ou de fair trade nos segmentos de alimentação e moda, além de contar com gastronomia vegana e orgânica e instituições que prestam serviços ambientais. O mercado Central será iluminado por refletores de LEDs abastecidos por uma usina solar instalada no Nova Friburgo Country Clube.

Dando sequência à série de esforços do Instituto Pindorama – Preservação Ambiental, Educação e Pesquisa em Sustentabilidade e Tibá – Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura, de tornar nossa região um pólo de sustentabilidade e qualidade de vida de reconhecimento internacional, o Festival da Sustentabilidade surge como um fomento ao processo de pesquisa, debates, negócios e ações na esfera da sustentabilidade em nossa região.

ExpoSustentabilidade

Feira de negócios com produtos e serviços das áreas de arquitetura, construção civil, decoração de interiores, energias alternativas, contando também com instituições públicas e privadas de fomento à sustentabilidade.

1º SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade

Paineis e oficinas com profissionais de renome internacional para um público diário estimado em 300 pessoas. Com o objetivo de estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas e de tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida.

12/11 – Bambu e Solo na Construção Civil

Normatização, Técnicas Construtivas e Habitações de baixo impacto de interesse social. Com a presença de Jorg Stamm(Equador), construtor da Green School of Bali, Jorge Belanko (Argentina), autor do DVD “barro en las manos” e construtor, Luis Carlos Rios (Colômbia) construtor de diversas vilas de casas de bambu, Arq. Tomaz Lotufo, Mario Seixas da PUC-Rio, ABNT, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo e CREA.

13/11 – Cidades Sustentáveis

Gestão Hídrica, Energias, Biogás e Resíduos orgânicos. Com Guilherme Castagna (Fluxus Design Ecológico), Cláudio Spínola, finalista do prêmio latino-americano de empreendedores sustentáveis da Folha de São Paulo, Nilson Dias, gerente de projetos do Instituto Pindorama, Águas do Brasil.

14/11 – Agricultura Orgânica

Agricultura Familiar, Plantas Alimentícias Não-convencionais, Agricultura Sintrópica. Com Yuri Diniz (CARPE), Antônio Augusto (Rede Ecovida), Prof. Dr. Valdely Knupp (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas), Banco do Brasil e EMATER

15/11 – Empreendorismo Sustentável

Negócios Sociais e o desenvolvimento sócio-ambiental. Nilson Dias (Instituto Pindorama), Joana Pereira (Yunnus Negócios Sociais), Elena Ayrias, da Associação de Ecoturismo (Costa Rica), Secretaria de Turismo, SEBRAE, Banco do Brasil.

Na parte da tarde haverá workshops com os seguintes professores e temas:

  • 12/11 – Jorg Stamm: Construção com Bambu
  • 13/11- Jorge Belanko: Construção com Terra
  • 14/11 – Yuri Diniz: Agricultura Sintrópica / Prof. Dr. Knupp: Plantas Alimentícias Não-Convencionais
  • 15/11 – Nilson Dias: Empreededorismo Sustentável / Joana Pereira: Negócios Sociais

Serviço

  • Data: 11 a 15 de novembro
  • Local: Nova Friburgo Country Clube
  • Endereço: Av. Conselheiro Július Arp, 140 – Centro, Nova Friburgo – RJ
  • Faça sua Inscrição

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais