Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Roqueiros e pagodeiros: estilos diferentes, mesma pegada para ajudar o planeta

Pode ser que você já tenha escolhido comprar um produto reciclado ou uma verdura sem agrotóxicos, mesmo com o preço um pouco mais salgado. Mas quando o assunto é música, você privilegia artistas com consciência ambiental?

Não se sabe se é marketing ou se os caras realmente estão engajados na preservação do planeta. O fato é que os músicos do século XXI entraram de cabeça na “onda verde”.

Um exemplo é a banda inglesa de rock alternativo Radiohead, que chega a transportar seus equipamentos de navio para evitar a poluição do ar com combustíveis de avião. O grupo Coldplay, que esteve no Brasil no início do ano, financiou o plantio de 10 mil mudas de árvore, na Índia, em 2002 (apenas 4 mil delas sobreviveram).

Shows neutros em carbono já foram realizados pelo Jeito  Moleque

Já o ex-surfista havaiano e músico Jack Johnson fundou uma ONG para apoiar a educação ambiental e inovou em seu novo disco, lançado mundialmente em junho. Durante o período de gravação de “To the Sea”, Johnson fez questão de que toda a eletricidade usada no estúdio fosse proveniente de energia solar. Desde a inspiração para compor as músicas até a finalização do álbum, o sol do Havaí foi fundamental.

A banda The Police, acusada de ter sido o grupo que mais gastou energia ao longo de sua turnê 2007/2008, resolveu se retratar. O modo que eles encontraram foi abrir os bolsos. Sting e companhia doaram U$1 milhão para que a prefeitura de Nova York plante árvores.

Brasil

Em solo tupiniquim, a tendência ainda engatinha, mas os pagodeiros do Jeito Moleque já abraçaram a causa. Os integrantes tomaram várias medidas importantes, como a realização de cinco shows neutros em carbono (árvores foram plantadas como modo de compensação), produziram os discos “Ser do Bem” e “Jeito Moleque na Amazônia” com encarte feito em papel reciclado, além de doarem mudas de árvores para prefeituras de grandes cidades.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais