Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Todos podem contribuir com o SIMAP – Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental Participativo, que reúne informações sobre litoral norte de São Paulo

Um sistema online desenvolvido no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), instituição ligada à USP, irá produzir um banco de dados georreferenciados sobre os aspectos ambientais do Litoral Norte do Estado de São Paulo, o SIMAP-LN – o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental Participativo do Litoral Norte.

Criado pela empresa SALT Ambiental, incubada no Cietec, a plataforma permite que qualquer pessoa com acesso a internet possa ter à disposição dados compartilhados e se cadastre para contribuir com novas observações. O público alvo são pesquisadores, moradores, turistas, veranistas e gestores de unidades de proteção ambiental. Como a plataforma e os usuários são amplos, é possível contribuir com vários tipos de informações, desde pontos de mergulho a crimes ambientais ocorridos na região.

O sistema fica hospedado nos servidores da empresa americana Amazon. “No site do sistema existe um mapa com ícones que remetem a postagens feitas pelos usuários cadastrados, com informações sobre as observações realizadas no litoral”, conta o oceanógrafo Thiago Marques Coelho, da SALT, que participou da criação do SIMAP-LN.

Para contribuir é bem simples: o usuário faz um cadastro gratuito e a partir da observação de alguma característica ambiental, acessa o site e marca o ponto observado, clicando em um mapa interativo. “O uso de uma câmera para fazer registros fotográficos e de GPS para obter a posição mais precisa do local de observação são equipamentos interessantes para enriquecer e aumentar a qualidade do post, mas não obrigatórios para realizá-lo”, acrescenta Coelho.

A plataforma está disponível ao usuário desde o dia 1º de março. A contribuição a ela pode ser feita no site da SIMAP-LN, mediante cadastro.

Fonte: Agências de Notícias USP

Veja também:
Robô marinho coleta lixo do oceanoEcoturismo: reservas naturais abrigam verdadeiros paraísos nacionais
Pesquisadores encontram sedimentos que revelam a história climática e evolutiva de regiões do litoral paulista


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais