Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Evento irá debater a relação entre meio ambiente e redes digitais

Você sabe o que é Ecosofia? Trata-se de uma nova área de conhecimento que une e interliga diferentes campos da informação e comunicação, ciências humanas e econômicas e, claro, sustentabilidade. Tudo isso partindo do surgimento das novas redes digitais.

O conceito da Ecosofia foi criado pelo francês filósofo e ativista Felix Guattari. Seu objetivo é estimular ações sustentáveis a partir de uma cultura digital ecológica, dinâmica onde a natureza e os seres humanos participam e interagem no mesmo ecossistema comunicativo, além de propor um diálogo entre biologia, filosofia e sociologia.

O Simpósio e-cosofia, realizado pelo Centro de Pesquisa Atopos, da ECA-USP, é um evento que acontece pela segunda vez no Brasil e reúne diversos setores sociais, acadêmicos, executivos, comunidades locais, civis e quem mais estiver interessado em integrar tecnologias digitais, sociedade e meio ambiente.

O encontro visa analisar e debater as melhores maneiras de natureza, homem e tecnologia se relacionarem. Dessa forma, chegar a conclusões e possibilidades de melhorar a condição de vida no planeta a longo prazo e discutir os conceitos de sustentabilidade a partir dessa nova cultura de consciência ecológica e redes digitais.

Temática e conferencistas

Os principais temas que serão discutidos no evento serão: “Redes digitais e participação”, “Redes digitais e novas culturas ecológicas” e “Redes digitais e práticas de sustentabilidade”.

Os conferencistas participantes das mesas de discussão são especialistas no assunto, como o sociólogo italiano Massimo di Felice, Doutor em Ciências da Comunicação vinculado à Escola de Comunicação e Artes da USP e o sociólogo francês Michel Maffesoli, conhecido por suas análises sobre pós-modernidade, o imaginário e, sobretudo, pela popularização do conceito de tribo urbana.

O evento ocorrerá dia 16 de outubro a partir das 09h00 no Teatro Aliança Francesa em São Paulo, à Rua General Jardim 182, Vila Buarque, tel. 11 3017-5699. Para ter mais informações e efetuar sua inscrição, entre no site oficial do evento.

Veja abaixo uma rápida entrevista com Michel Maffesoli, um dos conferencistas:


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais