Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A melhor prática antimofo é inspecionar sua casa pelo menos uma vez por ano para ver se não há procriação de micro-organismos

As áreas molhadas, úmidas e escuras são os locais preferidos do mofo. A melhor maneira de evitar o problema é fazer uma inspeção regular da casa procurando por possíveis focos – prevenir é mais fácil do que saber como tirar mofo depois que o problema já se instalou.

O que é bolor e por que ele é perigoso?

Se o problema já estiver crônico em algum cômodo, dê uma olhada na matéria “Como tirar mofo da parede de forma caseira“. Se você percebeu uma pequena mancha de mofo ou algum foco que pode causar mofo pontual, é recomendado inspecionar sua casa – o ideal é fazer uma vistoria “de cabo a rabo”, uma vez que o mofo se espalha facilmente. Repita o processo de vistoria pelo menos uma vez por ano.

O que fazer para evitar o mofo?

mofo na parede
Imagem de Freepik

Existem vários tipos de fungos, mas o mais comum em residências tem coloração preta ou levemente amarelada e possui uma textura felpuda. O bolor também carrega um forte e penetrante odor. Portanto, sempre use máscara e luvas para evitar o contato direto.

A melhor maneira de evitar a formação de mofo é consertar vazamentos em locais de constante umidade. Além disso, depois de tomar banho, deixe portas e janelas abertas para que ela não se acumule.

Onde pode ser encontrado o mofo?

Banheiro

Qualquer lugar com alta umidade é um ambiente propício para o crescimento de fungos. É essencial realizar uma checagem minuciosa nas áreas em volta da banheira e do chuveiro. Além disso, preste uma atenção especial ao estado do rejunte dos azulejos.

Pias

As pias se destacam como um dos locais mais úmidos da casa. É importante que haja um cuidado especial aos espaços próximos às tubulações e válvulas de água debaixo da pia. Caso surjam vazamentos, o risco de proliferação de mofo aumenta consideravelmente. Utilize uma lanterna para explorar as áreas mais escuras, garantindo que nenhum foco de mofo passe despercebido.

Porão

Inicie a inspeção examinando com cuidado os cantos do porão, e, em seguida, direcione a atenção para armários e paredes. Caso se deparar com umidade, é vital identificar a sua origem, solucionar o problema e buscar por quaisquer sinais de presença de mofo.

Paredes

Frequentemente, o mofo se desenvolve por trás da camada de tinta na superfície da parede, dificultando sua detecção. A única maneira de determinar a presença de mofo é, apesar de não ser agradável, cheirar as paredes.

Apesar de ser um trabalho minucioso, essa tarefa desempenha um papel crucial na prevenção de danos futuros à estrutura da casa e à saúde dos seus habitantes.

O que é bom para remover mofo?

Feita a vistoria antimofo, é hora de partir para a limpeza. Selecione produtos naturais como vinagre branco, bicarbonato de sódio, mistura de água e óleo essencial de melaleuca e mãos à obra.

Como tirar mofo nas roupas ou toalhas

Se você também estiver com problema de mofo nas roupas ou mofo nas toalhas, acesse as matérias:

Descubra como tirar mofo de roupa
toalha de banho
Como tirar mofo da toalha de banho de forma caseira

O vídeo (em inglês) traz sete passos para encontrar e acabar com o mofo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais