Máquina de troca estimula reciclagem e consumo consciente

eCycle

Na Swap-O-Matic é possível descartar objetos antigos e trocar por outros que interessem ao usuário

Máquina de troca

Não seria ótimo trocar um objeto antigo que não queremos mais por outro que tenha alguma utilidade? Nos Estados Unidos isso já é possível. No distrito do Brooklyn, em Nova York, a Swap-O-Matic, uma máquina que visa estimular o comércio sustentável e o consumo consciente, foi instalada.

Ela funciona de maneira bem simples. Uma pessoa coloca o objeto que quer descartar dentro da "máquina" e, em seguida, recebe um crédito para trocar por outra coisa que estiver dentro da swap-o-matic.

Todos os pertences possuem o mesmo valor subjetivo de um “crédito”, independente do que seja. Na primeira transação o usuário ganha três “créditos” que podem ser utilizados imediatamente ou não. Quem não tiver nada para doar e quiser pegar algum objeto da máquina pode levar o que lhe interessar e voltar depois para fazer sua doação.

The Swap-o-matic

Na Swap-O-Matic há objetos de todos os tipos, utilidades e valores possíveis. Roupas, livros, canecas, filmes, bilhetes de metrô, panelas e por ai vai.

A máquina foi criada por Lina Fenequito, como trabalho final da Parsons School of Design e já teve outras versões. A primeira era analógica e seus compartimentos eram trancados com cadeados. A nova versão possui 13 gavetas com travas digitais que podem ser abertas por um sistema touch screen. A expectativa é que a Swap-O-Matic seja instalada em outros lugares.

Os usuários da máquina ainda têm que levar em conta um código de conduta em que classificam os produtos deixados por meio de bandeiras. O administrador pode remover qualquer item que seja considerado injusto ou inapropriado.

Conheça mais sobre a máquina no site oficial.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail