Máquinas trocam embalagens por dinheiro

eCycle

Graças a novo um mecanismo, simples ação de descarte pode até ser remunerada

Muito comum em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, postos e universidades, as vending machines costumam comercializar refrigerantes, chocolates e até livros para quem depositar o valor determinado. Mas em países como Alemanha e Noruega foram criadas máquinas que funcionam de modo inverso e com finalidade ecológica.

Nessas novas máquinas, a pessoa deposita uma embalagem como garrafas PET, latas de refrigerante ou sacos de salgadinhos e recebe dinheiro em troca ou descontos para shows e eventos. Além disso, a máquina possui um mecanismo em que os materiais depositados são comprimidos ou até separados por tipo, facilitando o descarte dos itens. Ainda em início de uso, esse tipo ‘verde’ de vending machines pode ser encontrado em alguns países europeus e nos Estados Unidos, mais especificamente em locais onde a consciência ecológica tem se mostrado mais presente.

Ainda inexistentes no Brasil, não deve demorar muito tempo para que essas máquinas sejam instaladas em algumas grandes cidades, o que será um importante passo para o aumento da conscientização com o meio ambiente e com o descarte correto.

Veja também:

Uso de nanotubos de carbono em folhas de plantas pode aperfeiçoar fotossíntese

Projeto na Coreia do Sul imita árvore para trazer hortas para a área urbana

Celulares reciclados ajudam a evitar desmatamento ilegal


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×