Como fazer tinta sustentável

eCycle

Veja como fazer tinta em casa e redecorar seus ambientes preferidos de modo sustentável

como fazer tinta
Imagem editada e redimensionada de Steve Johnson, está disponível no Unsplash

Como fazer tinta? O Projeto Cores de Terra, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responde. No site da instituição está disponível uma receita que ensina a fazer uma tinta especial à base de terra. Ela pode ser muito eficiente para evitar o uso da tinta comum, que contém grandes quantidades de produtos químicos (saiba mais sobre esse tema na matéria: "Existe reciclagem de tinta?"). Dê uma olhada na "receita" de como fazer tinta de terra:

Ingredientes

  • Uma lata vazia de tinta de 3,6 litros;
  • Terra argilosa (seis a oito quilos);
  • Água (dez litros);
  • Um quilo de cola branca;
  • Pigmentos como açafrão, urucum, pó de mica (se quiser brilho) areia ou as diversas tonalidades do próprio solo podem ser usadas para obter a cor desejada.

Observação: não utilizar terra de formigueiro ou cupim (confira o vídeo para obter mais informações).

Modo de preparo

Misture a terra e a água, passe a mistura numa peneira fina, acrescente a cola e misture novamente. Após fazer isso, adicione a cor com a mistura de pigmentos escolhidos.

Se você quiser obter uma tinta mais fina, passe a mistura pela peneira por mais de uma vez. Se quiser uma tinta grossa, a peneira não é necessária.

Além de todas as vantagens ambientais, esse tipo de tinta é cerca de 70% mais barata que a tinta convencional. Uma lata de tinta cobre de 70 a 90 metros quadrados.

Veja os slides explicativos de como fazer tinta à base de terra. Comece tentando pintar pequenas áreas. Se der certo, faça um projeto mais ousado!

Assista ao vídeo detalhado que o site Manual do Mundo fez usando a mesma técnica e explicando bem como fazer a tinta e aplicá-la:



Veja também

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail