Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A bucha vegetal tem diversos usos, benefícios e é mais sustentável do que os modelos de plástico

A bucha vegetal, ou esponja vegetal, é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira alta, pertencente ao gênero Luffa, também conhecida como Luffa cylindrica. A bucha é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que são usadas principalmente como esponja de banho, esponja de limpeza e até mesmo como palmilha.

Esfoliante caseiro
Esfoliante caseiro: seis receitas de como fazer

Por que usar bucha vegetal?

Por ser uma fruta, a bucha vegetal é mais sustentável do que as esponjas de poliuretano (plástico derivado do petróleo), pois diferente do poliuretano, se biodegrada facilmente e pode ser reciclada em casa por meio da compostagem seca (a compostagem úmida, ou com minhocas, não é recomendada, pois o detergente ou sabão pode ser tóxico para as minhocas). Saiba mais sobre esse tema no Guia da compostagem.

A bucha vegetal é mais barata (se for comprada em feiras e mercados locais e de trabalhadores da agricultura familiar) e ainda rende mais. Isso porque ela pode ser cortada em pedaços, apesar de durar o mesmo tempo da esponja sintética.

Usando a bucha vegetal, você também incentiva os pequenos agricultores que produzem a planta e preserva o uso dos materiais plásticos para utilidades mais nobres do que ser matéria-prima para um objeto contaminante, de curtíssima vida útil. Além disso, as buchas vegetais apresentam benefícios para a saúde e estética da pele, cuidados com a louça e utensílios. Confira!

Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar

Para que serve a bucha vegetal?

Esfoliação natural

Não faz mal utilizar a bucha vegetal com moderação. É importante evitar esfregá-la na pele com muita força e sabão todos os dias, pois a proteção natural da pele pode ser perdida. A bucha é um ótimo esfoliante natural.

Ela ajuda a remover as impurezas, cravos, pelos encravados e células mortas da pele. Isso proporciona um aspecto mais limpo e revitalizador.

Maçã
Esfoliante natural de maçã proporciona hidratação e firmeza à pele

Ajuda na hidratação da pele seca

Quem possui pele seca pode realizar movimentos mais fortes com a bucha vegetal na pele. Esses movimentos ajudam a estimular as glândulas sebáceas, que são fundamentais para a hidratação da pele.

Celulite

Se utilizada durante o banho, a bucha pode ajudar a reduzir a aparência da celulite. Isso porque massagear a pele afetada pela celulite fazendo uma pressão leve ajuda a ativar a circulação local, reduzindo a aparência da celulite a curto prazo. O atrito da massagem com a bucha vegetal na pele também danifica as células de gordura (causadoras da celulite). Isso faz com que elas precisem se reconstruir, possibilitando que a pele se realinhe e se distribua mais uniforme.

Louça

A bucha vegetal também proporciona benefícios para sua casa. Ela limpa as louças tão bem quanto a esponja sintética e tem a grande vantagem de não riscar a louça.

Caso você tenha problemas com aquelas crostas difíceis de sair, junte a bucha com a lã de aço, uma outra alternativa para a lavagem de louças. A lã, por sua vez, trata-se de um material que se decompõe com mais facilidade ao oxidar-se. Ela contribui com danos menos significativos ao meio ambiente do que as esponjas sintéticas de poliuretano.

Amamentação

De acordo com Daniela Vieira de Lima, enfermeira obstetra do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo (SP), as mamas devem começar a ser preparadas durante o terceiro trimestre da gestação. Além de expor a aréola dos seios ao sol (antes das 10h ou depois das 16h), também é preciso massageá-las com a bucha vegetal para facilitar a pega do bebê.

O perigo dos microplásticos nos esfoliantes

Bucha vegetal na limpeza da casa

Melhor do que a esponja sintética e as palhas de aço, a bucha vegetal não risca azulejos, utensílios, móveis de vidro e madeira.

Como plantar bucha vegetal?

É possível cultivar sua bucha vegetal em casa! Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Cultive sua própria bucha vegetal” ou no vídeo a seguir:

Como amaciar bucha vegetal

Se você cultivá-la em sua casa, basta retirar a sua casca e sementes, deixar de molho na água morna por 30 minutos e deixar secar. Após isso, você estará pronto para utilizá-la sem peso na consciência!

Como cuidar de bucha vegetal?

Em pesquisa nos Laboratórios Clínicos de Microbiologia do Hospital Monte Sinai de Nova York (EUA), três médicos perceberam que deixar esponjas em ambiente úmido causa a proliferação de bactérias. Algumas são consideradas até perigosas (do gênero presente em infecções hospitalares). Para os leitores com doenças ligadas à imunidade, como lúpus, anemia, hemofilia, diabetes ou que estão em períodos pós-cirurgia, vale prestar atenção e evitar colocá-la em banheiros e cozinhas.

damasco
Os benefícios da esfoliação natural com semente de apricot

Esponjas ainda não utilizadas, porém umedecidas, apresentam colônias esparsas de bactérias em forma de bacilos e estafilococos. Se não higienizadas, elas evoluem para uma flora de bactérias resistentes a antibióticos e às defesas do organismo humano. Mas calma, com a devida limpeza e cuidando da saúde, tudo isso pode ser evitado.

O principal é que você deixe a bucha vegetal secar completamente entre uma lavagem e outra, de preferência no sol. Assim as bactérias não encontram um ambiente para se propagar. É importante também que a janela e a porta da cozinha fiquem sempre abertas – e se quiser um cuidado extra, lave sempre a bucha após uso.

Métodos de descontaminação não são mais recomendados. Colocar uma esponja no micro-ondas pode aumentar a quantidade de micro-organismos patogênicos. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Esponja de lavar louça acumula bactérias e fungos. Entenda“.

Se a sua esponja estiver com uma cor diferente de quando você a comprou, ou com um cheiro esquisito, ou mais gelatinosa que áspera, então não há nada a fazer fora trocar. Tudo isso é indício de uma cultura muito populosa de bactérias. Adquira sua bucha na loja do Portal eCycle.

bucha-vegetal
Imagem de Jan Helebrant por Pixabay

Quanto tempo dura a bucha vegetal?

Normalmente, as buchas vegetais devem ser trocadas a cada três a quatro semanas, dependendo de seu estado. Contudo, se sua bucha apresentar alguma forma de mofo antes do tempo normal, substitua-a!

Pode comer bucha vegetal?

Surpreendentemente, a bucha vegetal é comestível! Contudo, ela é melhor aproveitada antes de amadurecer completamente, em um fruto que tem o aspecto de um pepino.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais