Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Líquido contém diversos elementos químicos que dificultam processo. Fique atento às dicas

Destino complicado

O verniz é reciclável?

Além de embelezar, o verniz também tem função de proteger peças de madeira, como mesas, cadeiras, estantes e instrumentos musicais. Em sua fórmula tradicional, o verniz possui óleo secante, resinas e um solvente. No entanto, com o passar do tempo, certas substâncias derivadas de petróleo começaram a ser utilizadas em sua composição, como epóxi ou poliuretano.

Essas substâncias químicas são as principais responsáveis pela dificuldade em se reaproveitar o conteúdo de uma lata de verniz em algum tipo de processo de reciclagem. O recomendável é tentar usar o material até o final. Nunca compre uma lata de verniz se você for utilizar apenas um pouco. Peça emprestado a um vizinho. Se for precisar de grande quantidade, pesquise quanto será necessário para o trabalho que irá executar.

Validade

Se o verniz passou do prazo de validade, consulte o fabricante ou entre em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como ela lida com materiais não-recicláveis.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais