Parque em forma de labirinto permite um metro de distância entre cada pessoa

eCycle

Empresa de design austríaca projeta parque em que somente uma pessoa por vez pode entrar em cada caminho

Parque-labirinto
Imagem ilustrativa. Por Sigmund em Unsplash

Em meio à pandemia da Covid-19, muitas cidades fecharam seus parques e espaços de lazer para evitar aglomerações. Os benefícios trazidos pelos espaços verdes, porém, poderiam ser muito úteis à população neste momento, ajudando a fortalecer a saúde mental e física dos indivíduos. Pensando nisso, uma empresa de design criou uma desenho inovador para um terreno baldio na cidade de Viena e mostra que é possível fazer um parque que permita o distanciamento social.

Chamado de “Park de la Distance”, o conceito criado pelo Studio Precht, uma companhia de design austríaca, orienta os visitantes em uma caminhada solitária por um caminho labiríntico em vias paralelas, separadas por árvores. "Há algo fundamental nas espirais", escreveu Chris Precht, um dos fundadores do Studio Precht. “Um caminho para o centro. Um caminho para o seu eu interior. E como esse caminho é sobre solidão, acho que é uma geometria apropriada para caminhar.”

Somente uma pessoa por vez pode entrar em cada faixa, com um portão na entrada e saída da faixa mostrando se está ocupado; cada caminhada leva cerca de 20 minutos. "Às vezes, os visitantes são totalmente imersos na natureza, outras vezes emergem sobre a cerca e podem ver através do jardim", escreveram os designers na descrição do projeto. "Mas em todos os momentos, eles mantêm uma distância física segura um do outro."

Após a pandemia, o parque poderia continuar a servir como um oásis urbano. "Existe uma beleza na solidão e na natureza da qual as pessoas da cidade frequentemente sentem falta", diz Precht, que vive e trabalha em uma área rural nas montanhas austríacas. “Não sei se algum dia já estive sozinho na cidade. Mas, às vezes, você precisa se afastar de tudo para se reconectar totalmente. Às vezes você tem que se perder para encontrar algo. Por isso, meditamos, caminhamos ou fazemos retiros silenciosos. Este parque é uma versão curta disso. Ele cria a possibilidade de escapar por 20 minutos”, explica.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail