Ferramenta ajuda empresas a atingirem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

eCycle

Criado pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, SDG Action Manager permite que empresas de todos os tamanhos, em qualquer lugar do mundo, melhorem seu progresso nos Objetivos Globais

SDG

Faltando dez anos para a data limite em que o mundo deveria alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, foi lançada uma nova ferramenta on-line e gratuita de gerenciamento de impacto para a comunidade global de empresas. Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotarem medidas significativas e acompanharem seu progresso nos Objetivos Globais.

Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager reúne a 'Avaliação de Impacto B' do B Lab, os 'Dez Princípios' do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a intenção de viabilizar que empresas realizem ações significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento.

O SDG Action Manager, com acesso gratuito para empresas em todo o mundo, foi desenvolvido por meio do trabalho e feedback de várias partes interessadas, incluindo especialistas em sustentabilidade corporativa, a sociedade civil, a ONU e o mundo acadêmico. Ele é inspirado na comunidade de Empresas B Certificadas e nas empresas que participam do Pacto Global das Nações Unidas. O SDG Action Manager foi desenvolvido com apoio financeiro dos seguintes parceiros: Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), Generation Foundation, Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC), Emmanuel Faber como doador individual, Bill & Melinda Gates Foundation, Robert Wood Johnson Foundation, e Skoll Foundation.

É importante que as empresas da América Latina e do Caribe participem e liderem uma transformação que vá além da adaptação de práticas tradicionais aos ODSs, para também repensar modelos de negócios e fomentar a ação de uma voz coletiva. “Mudar o papel das empresas na sociedade sempre foi a essência da visão do B Lab. E agora, faltando apenas 10 anos para cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o papel das empresas não é mais apenas participar da busca pelos Objetivos Globais, mas liderar— usar o poder dos negócios para resolver os problemas mais urgentes do mundo e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo", declarou Andrew Kassoy, cofundador e CEO do B Lab Global.

"O SDG Action Manager é uma ferramenta única que ajuda as empresas a agir e melhorar continuamente sua ação e, em última instância, a usar suas empresas como força para o bem", disse Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil e diretor executivo do Sistema B Internacional. Para ele, o setor empresarial pode e deve protagonizar a implementação da agenda 2030. De uma maneira objetiva e usando uma linguagem comum, o SDG Action Manager se apresenta como a alternativa mais concreta para as empresas medirem e desenvolveram seu caminho de progresso em direção ao principal compromisso dessa década.

Segundo Lise Kingo, CEO e diretora-executiva do Pacto Global das Nações Unidas, apesar do progresso real da comunidade empresarial, há um reconhecimento claro de que a ação ainda não está à altura do desafio. "A comunidade empresarial tem um papel importante a cumprir na promessa de promover prosperidade compartilhada e duradoura para todos. Seguindo nossa abordagem baseada em princípios, o SDG Action Manager foi desenvolvido para mobilizar o setor privado a tomar ações significativas e nos colocar de volta aos trilhos para alcançar a Agenda 2030”, disse Kingo. O diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, também comentou o lançamento da ferramenta: “Ingressamos na Década da Ação, como definiu o secretário-geral da ONU, António Guterres. Não há mais tempo a perder quando se trata de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O SDG Action Manager representa uma oportunidade real para que as empresas insiram de fato os ODS em suas estratégias de negócios, único caminho para avançarmos com a consistência e a velocidade necessárias.”

Sobre o B Lab

O B Lab é uma organização sem fins lucrativos que atende a um movimento global de pessoas que usam os negócios como uma força para o bem. As iniciativas do B Lab incluem a Certificação de Empresa B, a administração do software e dos programas de Gerenciamento de Impacto B (B Impact Management) e a advocacy pelo desenvolvimento de estruturas de governança, tais como a benefit corporation. O B Lab pretende contribuir com o desenvolvimento de uma economia inclusiva e sustentável que crie uma prosperidade compartilhada por tod@s. Até o momento, existem mais de 3 mil Empresas B Certificadas em 150 indústrias e em 70 países. Além disso, mais de 70 mil empresas usam a Avaliação de Impacto B. Para mais informações, visite bcorporation.net

Sobre o Sistema B

O Sistema B acredita que os governos, as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais, os cidadãos e a responsabilidade social das empresas, todos juntos, não são suficientes para resolver os problemas sociais e ambientais atuais. É parceiro global do B Lab na promoção das Empresas B e outros atores econômicos da América Latina, para construir uma nova economia na qual o sucesso e os benefícios financeiros considerem também o bem-estar social e ambiental.

Sobre o Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais que abrangem 160 países.

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003 e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros. Os mais de 30 projetos conduzidos no país abordam, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e ODS.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×