Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A maior feira do setor supermercadista do mundo tem o certificado Sou Resíduo Zero

O APAS SHOW 2018, maior evento do mundo no setor supermercadista, reúne cerca de 700 expositores nacionais e internacionais e atrai mais de 70 mil visitantes. Pelo quarto ano consecutivo, a feira de negócios, que acontece entre os dias 7 e 10 de maio em São Paulo, reitera seu compromisso com o meio ambiente obtendo o certificado “Sou Resíduo Zero.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente.

Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva, é uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos. Mais de 50 pessoas estão envolvidas na separação dos resíduos, que são classificados em 12 tipos diferentes de materiais. Até mesmo os resíduos orgânicos são destinados para a compostagem, processo que é iniciado na própria feira.

Em 2017, o APAS SHOW reciclou 220.000 kg de materiais.

Quem coordena o programa é a eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.

No APAS SHOW, o trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que vão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os expositores, montadora e equipe de limpeza e utiliza os canais de comunicação para engajar visitantes e expositores. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais