Semana do Bem-Estar nas Américas foca na promoção do bem-estar mental

eCycle

Bem-estar é importante em diversos ambientes... Praticar atividades físicas é uma forma de desenvolvê-lo

Bem-estar
Imagem: ONU Suriname

Semana do Bem-Estar nas Américas foi lançada na em 11 de setembro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Washington, D.C., nos Estados Unidos, com diversas atividades programadas em toda a região. As ações incluem um seminário sobre como melhorar o bem-estar, de forma a reduzir o estresse e alcançar melhores resultados, e eventos que promovem alimentação saudável e atividade física.

O tema da semana neste ano é “Vamos falar sobre o nosso bem-estar!”, com foco na promoção do bem-estar mental nos lugares onde aprendemos, trabalhamos, brincamos e amamos. Na região das Américas, uma em cada quatro pessoas sofre de alguma forma de doença mental em algum momento de sua vida. Dada a importância de promover o bem-estar mental e em outras áreas, a Opas convidou todos os países da região a participar da celebração com atividades relacionadas ao tema.

“Nesta semana promovemos a saúde e o bem-estar em toda a região das Américas. Ao lado de nossos parceiros e comunidades, a Semana do Bem-Estar celebra e mostra o trabalho que está sendo realizado nos países das Américas para promover um estilo de vida saudável, assim como ambientes e políticas saudáveis”, disse a diretora da Opas, Carissa F. Etienne, em convite público para participar das atividades da semana. “Juntem-se ao movimento. Falemos sobre o nosso bem-estar”, acrescentou.

Entre as atividades que a Opas planejou nesta semana em sua sede estão o gerenciamento de estresse, a alimentação saudável e a atividade física, como ioga e dança

Um dos destaques da Semana do Bem-Estar é a Caminhada pela Saúde, um evento que começou há cerca de 20 anos e encoraja a equipe, os membros de suas famílias e amigos, a participarem de uma caminhada ao longo de uma bela rota por Washington, no dia 15 de setembro.

No Brasil, a quinta edição da Caminhada pela Saúde ocorre em 23 de setembro no estacionamento 10 do Parque da Cidade, em Brasília (DF), a partir das 8 h. Inscreva-se aqui e garanta seu kit caminhada.

Outras representações da Opas nas Américas também realizarão uma série de eventos no marco da Semana do Bem-Estar. Um exemplo é o “zumbathon”, que será realizado como uma das várias atividades ao ar livre em El Salvador. No Chile, a equipe da Opas discutirá como promover mudanças comportamentais para um estilo de vida saudável. Em Cuba, uma agenda completa de atividades variadas foi planejada em parques, escolas, feiras e eventos educacionais voltados para prevenção de doenças e promoção da saúde.

A Semana do Bem-Estar foi originalmente inspirada pelo Dia do Bem-Estar no Caribe, realizado em setembro nos países caribenhos de língua inglesa para aumentar a conscientização sobre a prevenção de doenças não transmissíveis por meio de estilos de vida saudáveis. Desde 2011, as comunidades em todo o hemisfério participam de atividades que vão desde caminhadas e passeios de bicicleta até feiras de alimentos saudáveis.


Fonte: ONUBR

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail