Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Circuitos de impressoras também são reaproveitados para a função

Imagem: reprodução YouTube

Bacias plásticas vermelhas fixadas a suportes metálicos chamam atenção em uma região muito pobre, chamada de Rio Vermelho, a dois quilômetros de Hanói, capital do Vietnam. Os equipamentos nada mais são do que turbinas eólicas improvisadas que ajudam os moradores da localidade com difícil acesso à eletricidade, que é bem cara.

Le Vu Cuong, um jovem professor da Universidade de Negócios e Tecnologia de Hanói, decidiu que queria fazer algo a respeito da situação. “Os moradores que vivem aqui são pobres. Queríamos apoiá-los “, disse Cuong ao jornal Vietnam News. “Quando meu grupo realizou pesquisas, descobrimos que as condições naturais neste local são adequadas para pequenas turbinas eólicas”.

eólica com bacias
Imagem: reprodução YouTube

Com auxílio financeiro de uma união de organizações humanitárias, Cuong e seus colegas começaram a desenvolver uma fonte de energia barata e fácil de reparar. “Eu tentei muitos tipos de materiais para as pás – e acabou funcionando com as bacias de plástico… Elas são baratas e fáceis de substituir”, disse Cuong. As bacias de plástico são anexadas a um moinho horizontal, ligado a uma longa estrutura de metal.

Tudo isso é conectado a geradores simples, reutilizados.”Devido a recursos financeiros limitados, tenho que usar motores de impressoras quebradas, das quais tanto a capacidade como a saída são moderadas”, explicou Cuong. As turbinas podem gerar eletricidade mesmo com leves brisas. Para garantir que os moradores de Rio Vermelho possam utilizar a energia quando mais precisam dela, as turbinas eólicas carregam antigas baterias de motos. Todo o sistema custa menos de US$ 45.

eólica com bacias
Imagem: Reprodução YouTube

Tudo foi fornecido gratuitamente aos moradores do Rio Vermelho. “Temos que pagar mais pela eletricidade porque vivemos longe demais de uma usina elétrica e só podemos pagar pequenas quantidades dela”, disse o morador Tran Van Xuan ao Vietnam News. “Com essa turbina de energia eólica, podemos acender uma lâmpada quando está escuro, de graça. Claro que estamos felizes com isso. Todo mundo aqui está feliz com isso.”

A favela agora tem dez turbinas fornecendo energia. Cuong espera que este projeto seja apenas o começo de um esforço maior.”Queremos apoiar a comunidade de baixa renda”, disse Cuong à Reuters. “Agora eles podem usar mais energia elétrica sem custos extras, com energia proveniente de fontes renováveis”. Cuong está trabalhando para melhorar a produção dos geradores eólicos de sua equipe e está buscando financiamento para expandir o programa para mais famílias de baixa renda no Vietnã.

Confira o vídeo para entender mais a respeito.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais