As bandeirinhas dos carros não são nada sustentáveis

eCycle

Adereços fazem com que carros gastem mais combustível

De quatro em quatro anos, durante os meses de junho e julho, os carros de diversos países do mundo ganham bandeirinhas de países em alusão à torcida para a Copa do Mundo. O que pouca gente sabe é que essa prática aparentemente inofensiva é danosa ao meio ambiente.

Há oito anos, durante a Copa do Mundo de 2006, o Dr. Antonio Filippone, da Universidade de Manchester, calculou que as bandeirinhas provocaram a queima extra de 1,22 milhão de litros de combustível. Elas também geraram três milhões de quilos extras de emissões de carbono, somente na Inglaterra.

Isso ocorre porque um carro com bandeirinha necessita de mais potência e tem mais trabalho para quebrar a resistência do ar - dessa maneira, mais combustível é gasto.

De acordo com o estudo, o efeito causado pelos pequenos adereços faz com que o carro gaste 3% a mais de combustível em uma hora. Se analisarmos em termos individuais, parece pouco, mas com a frota de um país inteiro fazendo a mesma coisa, o quadro é alterado.

Um engenheiro canadense chamado Peter Ostafichuk afirmou ao jornal The Province, de Vancouver (Canadá), que o carro não precisa estar em alta velocidade para ter a aerodinâmica prejudicada. Se a velocidade for inferior a 40 km/h, as bandeiras já vão exigir mais do veículo.

Fonte: EcoD

Veja também:
-China proíbe que filhotes de panda façam previsões para a Copa do Mundo


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail