Rua Augusta, em São Paulo, terá quatro prédios com jardins verticais até o fim de 2013

eCycle

Projeto foi financiado de forma coletiva

Jardim vertical Rua Augusta

Até o fim de 2013, quatro prédios localizados na região da Rua Augusta, no centro da capital paulista, irão receber, em suas paredes externas, jardins verticais. A iniciativa faz parte do Movimento 90º, idealizado em parceria com a organização Augusta ComVida. A verba para tornar o projeto viável foi conseguida por meio de financiamento coletivo - R$ 25 mil.

De acordo com o grupo, o crescimento das principais cidades brasileiras, atingido de forma desorganizada e sem leis condizentes com o seu desenvolvimento, ocasionou o adensamento desproporcional dos mesmos locais e diversos problemas, como barulho, poluição e um ambiente inóspito.

As paredes verticais seriam um modo de amenizar os problemas urbanos, de acordo com o Movimento 90º. "Imediatamente após a sua instalação, um jardim vertical atua fortemente na limpeza do ar; na regulagem térmica -­ tanto dos edifícios em que são instalados, quanto do ambiente ao seu redor; na diminuição de problemas acústicos; e em épocas secas, ajudam a aumentar a umidade relativa do ar. Além, é claro, de dar novo vigor ao aspecto estético das cidades. Existem centenas de espécies aptas a viverem nesse ambiente, e cada planta vira um elemento compositivo nesse painel", afirma.

No entanto, assim como ocorre com telhados verdes, as paredes não resolverão os diversos problemas estruturais, apenas irão amenizá-los.

Para conhecer mais sobre o projeto, visite a página do Movimento 90º no site de financiamento coletivo Benfeitoria.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail