Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda como tirar ferrugem dos seus objetos de porcelana e ferro de forma sustentável, utilizando uma pedra-pome, ou púmice

Certos tipos de itens, dependendo das condições de umidade, podem sofrer um processo de oxidação, causando a ferrugem. Isso faz com que partes do produto fiquem totalmente deterioradas rapidamente, principalmente para quem mora em regiões litorâneas (onde há um nível de umidade maior).

O método mais comum para retirar a ferrugem desses objetos é utilizando produtos de limpeza tradicionais. No entanto, eles geralmente são tóxicos para o meio ambiente e para a saúde humana. Por isso, existe uma alternativa simples, eficiente, mais ecológica e que tem a mesma função dos produtos tradicionais é a pedra-pome ou púmice, uma rocha vulcânica esponjosa de baixa densidade, comum para tratar as calosidades dos pés. Veja abaixo o passo-a-passo de como tirar ferrugem usando uma pedra-pome:

Materiais

  • 1 pedra-pome;
  • 1 balde d’água;
  • 1 par de luvas de borracha.

Procedimento

Com a pedra-pome em mãos (ela está disponível em farmácias e super-mercados por cerca de R$ 10), você deve mergulhá-la na água por alguns minutos. Enquanto a pedra absorve a água, molhe também o objeto do qual você deseja retirar a ferrugem.

Sempre com as luvas, esfregue a pedra na superfície do objeto. Tome cuidado com o excesso de força, pois isso pode acabar arranhando o item, ainda mais se se tratar de algum material frágil, como porcelana. Em seguida, basta enxaguar o produto em questão e limpar a pedra do mesmo modo.

Eficiência no banheiro

A pedra-pome é muito eficiente na maior parte das superfícies de porcelana e de objetos de ferro. Se for utilizá-lo no banheiro, tome cuidado com os rejuntes, torneiras e outros acabamentos, pois podem ser danificados facilmente devido à fricção.

Essa solução de limpeza só deve ser usada de quatro a seis vezes por ano no mesmo objeto. Se você usar a púmice em sua rotina de limpeza do banheiro, por exemplo, vai acabar prejudicando toda a porcelana.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) para verificar como se dá a limpeza na prática:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais