Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

eCycle ajuda você a escolher o modelo que mais faz bem à saúde

No inverno, época de crescimento de problemas respiratórias e alérgicos, a água se torna muito importante para combater possíveis enfermidades. No verão, a hidratação se torna super necessária, já que a perda de líquido do corpo é maior. Em qualquer época do ano, consumir água faz bem. Mas como você bebe sua água?

Já levantamos os problemas relacionados ao consumo de garrafas PETs e o impacto ambiental negativo causado por esse tipo de produto. Há também os problemas causados pelo microplástico que se desprende desse tipo de garrafa e a intoxicação por diversos compostos químicos perigosos como o Bisfenol-A (BPA).

Então qual é a solução na hora de armazenar água? Uma delas é o uso de garrafas reutilizáveis. Esse é um produto que se torna cada vez mais popular, com inúmeros modelos, designs, cores e estilos. Mas esses não são os únicos detalhes que devemos levar em conta quando compramos esse tipo de recipiente.

Garrafas plásticas

As garrafas reutilizáveis mais comuns são feitas desse tipo de material. As principais vantagens são seu baixo preço, leveza e facilidade na hora de lavar.

Por outro lado, alguns modelos ainda levam BPA na sua composição e podem liberar toxinas ao serem aquecidas. Estudos mostram que garrafas enchidas com água quente liberam o composto químico até 55 vezes mais rápido.

Nesse caso, o BPA assume características de um xenoestrogênio, afetando as funções neurológicas.

Outro problema está na hora do descarte da garrafa, que muitas vezes é realizado de maneira errada, fazendo com que o plástico, e o microplástico em que se transforma, se tornem poluentes extremamente perigosos para o meio ambiente.

Garrafas de alumínio

Garrafa de alumínio
Imagem de Renespro por Pixabay

Esse tipo de garrafa não enfrenta os mesmos problemas do plástico quando o assunto é descarte, já que o alumínio é reciclado em larga escala no Brasil. Outra vantagem é a leveza, o que faz com que essa seja também uma opção mais prática para o dia-a-dia.

Por outro lado, não é muito resistente, podendo ser amassada facilmente. Pesquisas mostram que alguns modelos possuem um revestimento interno que pode conter BPA, por isso fique atento a esse fato quando for adquirir esse modelo de garrafa.

Garrafas de aço inoxidável

Mais duráveis, as garrafas de aço inox oferecem diversas vantagens. Não há o risco de intoxicação por compostos químicos, como acontece com os modelos feitos de plástico ou alumínio, é mais higiênica e pode ser lavada na máquina de lavar louça.

Em contrapartida, esquentam facilmente, fazendo com que não seja adequada para carregar bebidas geladas. Além disso, são caras e podem amassar se forem derrubadas.

Dicas

Independentemente de qual material é feita a garrafa, esteja sempre atento para as especificações de uso do fabricante para aproveitar ao máximo o produto e minimizar qualquer problema de saúde que possa ocorrer ao longo do seu uso.

Alguns modelos são feitos especificamente para bebidas geladas, enquanto outros são apenas para bebidas quentes. O mau uso pode levar à diminuição do tempo de uso do produto.

Mas lembre-se: o simples fato de trocar as copos descartáveis por modelos reutilizáveis já é um grande avanço.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais