Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Utensílio é resultado do projeto de mestrado de um designer alemão e estimula reflexão sobre os impactos negativos da produção comercial de eletrodomésticos

Imagem: Manuel Immler/Divulgação

O estudante alemão de design eco-social Manuel Immler concluiu recentemente o protótipo de uma batedeira sem eletricidade, acionada manualmente por meio de uma manivela. Apelidada de Pino, o utensílio é simples e foi projetado para permitir tarefas de cozinha sem eletricidade e movidas pela força humana, como bater, misturar e moer.

O projeto de mestrado foi inspirado no desejo de Immler de criar um design sustentável e responsável que ajude a reverter o impacto negativo que a produção comercial tem no planeta.

“Hoje estamos vivenciando mais rápido do que nunca como a ação humana destrói os meios de subsistência de animais, plantas e, portanto, também de humanos”, diz Immler. “Nossa economia orientada para o crescimento produziu uma maquinaria de produção incrível que consome mais recursos anualmente do que nosso planeta pode fornecer. Para este projeto de design eco-social, decidi responder à pergunta: como posso, como designer, contribuir para um mundo sustentável?”

Comprometido com o projeto para sua tese de mestrado, Immler apresentou seu conceito de utensílio doméstico, com o objetivo de ilustrar como o design ecológico pode ajudar a minimizar o consumo de energia, transporte, desperdício e consequentes efeitos ambientais negativos.

O dispositivo Pino foi construído com uma série de painéis de madeira do tipo MDF, uma base de ferro fundido, engrenagens de latão e uma chapa de aço usada para completar os elementos internos da construção. Incorporando uma manivela tradicional, o aparelho é alimentado pelo usuário simplesmente girando a alavanca.

A inclusão de três marchas diferentes permite que a máquina atinja velocidades suaves e rápidas, dentro de uma faixa de 50 a 1.000 rotações por minuto – a velocidade pode ser alterada girando o botão de madeira localizado na parte superior do utensílio. A promessa é que a batedeira Pino seja capaz de concluir uma variedade de tarefas, como moer, mexer, misturar, bater, espremer, ralar e bater em um curto período de tempo.

“Examinar estratégias de design ecológico mostra muitas maneiras possíveis de reduzir o impacto de bens de consumo”, diz Immler. “O conceito Pino agrupa essas abordagens e, portanto, é uma ferramenta de cozinha mecânica particularmente duradoura, produzida localmente. As matérias-primas também são retiradas da região local ou dos ciclos de materiais existentes. ”

O protótipo da Pino e os componentes técnicos foram construídos nas oficinas do campus da Universidade de Bolzano, na Itália, e o vídeo a seguir mostra o utensílio em ação:


Fonte: New Atlas

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais