Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Açafrão-da-terra, cravo-da-índia e canela são algumas opções de analgésicos naturais para aliviar dores específicas

Analgésicos naturais são alternativas eficazes e mais saudáveis aos analgésicos mendicamentosos, que aliviam dores como dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais, ou qualquer outro tipo de dor.

Muitas pessoas dependem de medicamentos analgésicos para aliviar suas dores, mas elas correm o risco de experimentar efeitos colaterais, interações medicamentosas e dependência química.

No entanto, o que muita gente não sabe é que alguns analgésicos naturais podem oferecer o mesmo efeito de medicamentos com eficácia, sem oferecer tantos perigos.

Muitas ervas e especiarias podem tratar a inflamação e outras condições relacionadas. Essas opções se enquadram em uma categoria de tratamento conhecida como medicina alternativa, que também inclui acupuntura, yoga, reiki e outras práticas.

7 analgésicos naturais para aliviar as dores sem medicamentos

1. Casca de salgueiro

As pessoas usam casca de salgueiro para aliviar a inflamação, a principal causa da maioria das dores, há séculos. A casca do salgueiro branco contém a salicina química, que é semelhante ao ingrediente principal da aspirina.

Originalmente, as pessoas mastigavam a casca para aliviar dores e febres. Atualmente, ela é vendida como uma erva que você pode preparar como chá. Ela também pode ser adquirida na forma de suplemento líquido ou em forma de cápsula. Você pode usar a casca de salgueiro para ajudar a aliviar o desconforto causado por dores de cabeça, lombalgia, osteoartrite (OA) e muitas outras condições.

No entanto, a casca de salgueiro pode causar dores de estômago, diminuir o desempenho dos rins e prolongar o tempo de sangramento, assim como a aspirina. Só deve ser usado por adultos. Semelhante ao modo como a aspirina ingerida em grandes quantidades pode ser prejudicial para as crianças, a casca de salgueiro pode ser tóxica para as crianças.

2. Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é o tempero que confere ao curry sua cor amarela e sabor único. Ele contém curcumina, um composto antioxidante que ajuda a proteger o corpo dos radicais livres, que podem danificar células e tecidos. Ele também pode ser usado para o tratamento de muitas condições, incluindo:

  • Indigestão
  • Úlceras
  • Dor de estômago
  • Psoríase
  • Câncer

3. Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é normalmente usado para apimentar prato quentes. Em pó, ele é usado em tortas e em muitos outros alimentos. Mas ele também é usado na forma de cápsula ou óleo essencial.

Os suplementos de cravo ajudam a aliviar náuseas, tratar resfriados, aliviar a dor associada a dores de cabeça, inflamação artrítica e dor de dente. O cravo-da-índia também pode ser usado como um dos analgésicos naturais.

Um estudo sugeriu que o cravo-da-índia poderia ser usado para tratar infecções fúngicas. Isso se deve à presença de eugenol, um analgésico natural que também é usado em algumas massagens para dor.

Esfregar uma pequena quantidade de óleo essencial de cravo diluído em óleo carreador nas gengivas pode aliviar temporariamente a dor de dente até que você possa ir ao dentista. Mas excesso de óleo de cravo-da-índia não diluído pode realmente prejudicar suas gengivas, portanto, discuta essa abordagem com seu dentista antes de tentar em casa.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que tomam medicamentos para afinar o sangue devem ter cuidado ao consumir produtos cravo-da-índia, pois ele aumentar o risco de sangramento anormal.

4. Acupuntura

Esta prática médica chinesa antiga procura aliviar a dor, equilibrando as vias de energia natural do corpo. O fluxo de energia é conhecido como qi (pronuncia-se “xi”).

Para esta prática, os acupunturistas colocam pequenas agulhas finas na pele. A localização da inserção está relacionada à fonte da dor. Com base no qi, uma agulha pode ser inserida longe da parte do corpo com dor.

A acupuntura pode aliviar a dor, fazendo com que o corpo libere serotonina, uma substância química que facilita a dor.

Um estudo de 2012 descobriu que a acupuntura ajudou a aliviar a dor associada à OA, enxaquecas e vários locais de dor crônica.

5. Calor e gelo

Entre os analgésicos naturais está a aplicação de calor e gelo diretamente nos locais da dor. Embora esse tratamento possa parecer óbvio, nem todo mundo sabe exatamente quando usar gelo versus calor.

A aplicação de uma bolsa de gelo para reduzir o inchaço e a inflamação logo após sentir um músculo, tendão ou ligamento tenso pode trazer alívio. Curiosamente, depois que a inflamação desapareceu, o calor pode ajudar a reduzir a rigidez que vem com entorses e distensões.

Uma bolsa de gelo usada na cabeça também pode ajudar a aliviar a dor de uma dor de cabeça.

Se o seu problema for artrite, o calor úmido aplicado à articulação afetada ajudará mais do que o gelo. As bolsa de água quente podem ser aquecidas no micro-ondas e usadas muitas vezes, tornando-as eficazes e fáceis de usar.

Se você se machucar, converse com seu médico ou farmacêutico sobre a melhor forma de usar calor ou gelo para ajudar a aliviar a dor.

6. Chá de canela

Em um estudo publicado pela plataforma PubMed, adolescentes que tomaram cápsulas contendo 420 mg de canela três vezes ao dia, durante o período menstrual, apresentaram significativa redução de cólica, náusea, vômito e sangramento durante as primeiras 72 horas do ciclo em comparação ao grupo que tomou um placebo.

Esses benefícios não vieram acompanhados de nenhum efeito colateral e, segundo o estudo, esse pode ser considerado um tratamento seguro e eficaz para a dismenorreia em mulheres jovens.

7. Meditação

A percepção da dor pode ser elevada em condições estressantes. Um estudo usou técnicas funcionais de ressonância magnética para observar a atividade cerebral enquanto os participantes experimentavam um estímulo doloroso. Alguns passaram por quatro dias de treinamento em meditação de atenção plena, enquanto outros não.

Os pacientes que meditaram mostraram maior atividade nos centros cerebrais conhecidos por controlar a dor. Eles também relataram maior tolerância à dor.

Um estudo maior, que analisou os efeitos da meditação em 3.500 participantes, descobriu que a prática estava associada à diminuição das queixas de dor crônica ou intermitente.

Um estudo adicional realizado em pacientes com doenças terminais descobriu que a meditação pode ajudar a mitigar a dor crônica no final da vida.

Como meditar: guia básico para iniciantes

Tenha cuidado ao gerenciar a dor

Os analgésicos naturais descritos acima podem ser eficazes apenas para causas específicas de dor. É possível que nem todas as sugestões nesta lista funcionem para você.

Lembre-se de que a dor é o sinal do corpo de que algo está errado. Pode ser temporário, como ocorre com um músculo tenso.

Mas a dor também pode significar que você tem um sério problema de saúde que precisa de avaliação médica profissional. Não hesite em procurar orientação médica para diagnosticar a causa da dor.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais