Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fazer artesanato com garrafa de vidro é uma maneira ecológica e criativa de reutilizar materiais. Confira ideias

artesanato com garrafa de vidro é uma ótima opção para colocar em prática a sua imaginação através do upcycling – o reaproveitamento de objetos com criatividade e respeito ao meio ambiente.

O vidro precisa de quatro mil anos para se decompor e, para produzi-lo, são necessários 1,3 mil quilos de areia. No entanto, o material é 100% reciclável.

No processo de reciclagem, uma quantidade 70% menor de energia é consumida, a emissão de poluentes atmosféricos é reduzida em 20% e o uso de água diminui em 50%. Por outro lado, dados de 2011 apontam que apenas 47% de vidros foram reciclados no país.

Além disso, ainda existem muitas desvantagens para a coleta seletiva. As cooperativas de reciclagem, por exemplo, veem o vidro como menos atrativo do que outros materiais, por causa de seu peso elevado e por ser um material cortante e possuir um valor de mercado bem menor que o do plástico, do papelão e do alumínio.

Por isso, ao fazer esse tipo de artesanato, você evita gerar lixo desnecessário e ainda pode criar peças funcionais, decorativas e econômicas. Existe uma gama aparentemente infinita de ideias para artesanato com garrafas de vidro, de presentes a porta-trecos. Confira.

Vasos

Garrafas decoradas podem virar vasos perfeitos para suas plantas e flores, assim como potes de vidro. As ideias são infinitas: você pode decorá-las com barbantes coloridos, tecidos, rendas e crochês. As garrafas podem ser pintadas à sua escolha e apoiadas em suportes de madeira ou suspensas, o que confere ainda mais charme aos seus vasos feitos à mão.

Se você não quiser ter muito trabalho, basta escolher garrafas elegantes transparentes e preenchê-las com água para abrigar suas plantas.

Se por acaso você conseguir encontrar algumas pequenas garrafas de vidro, poderá amarrá-las em um monte para fazer um agrupamento de pequenos vasos. É tudo muito simples. Primeiro, limpe as garrafas e remova seus rótulos.

Em seguida, organize cinco deles em um grupo em forma de flor e enrole um cordão de couro em torno deles. Para tornar o conjunto mais resistente, você pode colocar um pouco de cola nas garrafas e prendê-las juntas.

Suportes para vela

Para fazer os suportes, você deve cortar as garrafas de vidro. É recomendável procurar um vidraceiro para esse processo, mas, se você se sentir seguro, confira como fazer no vídeo abaixo, em inglês:

Caso você opte por cortar as garrafas em casa, utilize roupas e óculos de proteção! A partir de belas garrafas de vidro, é possível criar a peça decorativa perfeita com um pouco de criatividade – uma bela pintura, por exemplo. 

Objetos de decoração

Transformar garrafas de vidro em peças centrais de mesa é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer. Você pode simplesmente se livrar dos rótulos e colocar algumas flores na garrafa para chamá-la de vaso ou você pode gastar algum tempo extra decorando a garrafa de forma que realmente pareça uma bela peça central.

Outra ideia é revestir as garrafas com papel de jornal, mapas ou páginas de revistas para deixá-las com um estilo vintage, o que dá um toque de elegância a qualquer sala de estar.

Luminárias

A luminária é uma das ideias mais criativas e sofisticadas de artesanato com garrafa de vidro. Você pode utilizar garrafas de vinhoazeite, cerveja, uísque, suco e até água. Se quiser um visual mais descontraído, vale até manter o rótulo original. Além de lindas, as luminárias de garrafa de vidro são ecológicas, funcionais e podem ser instaladas em qualquer ambiente.

Você vai precisar de uma garrafa vazia, fios, soquete com rabicho, lâmpadas pequenas, canopla, alicate, fita isolante e uma escada. Corte o fundo e o bico da garrafa e em seguida descasque as pontas do fio com o alicate, passando-o por dentro da garrafa. Descasque o rabicho conectado ao soquete a una-o ao fio principal, enrolando com os dedos. Então, isole com fita isolante.

Conecte a canopla na outra extremidade do fio principal, coloque a lâmpada e ligue na saída de luz. Certifique-se de instalar a sua luminária durante o dia, para ter mais facilidade para trabalhar. Faça a instalação durante o dia, com isso você terá mais claridade e consequentemente mais facilidade para trabalhar.

Como esse é um processo um pouco mais difícil e potencialmente perigoso, você pode pedir o auxílio de profissionais (um vidraceiro para cortar a garrafa e um eletricista para fazer a instalação, por exemplo), para garantir sua segurança.

Porta-retratos

Você já imaginou usar uma garrafa de vidro para expor suas fotos preferidas sem precisar comprar nenhum porta-retrato? A ideia é simples, acessível e muito fácil de fazer: basta escolher uma garrafa bonita, a sua foto preferida e, se quiser, decorar o fundo com pedrinhas, areia e o que mais sua criatividade permitir! Só certifique-se de escolher uma garrafa mais larga e totalmente transparente, para que a fotografia fique visível.

Porta-trecos

Ideia básica, funcional e muito fácil de fazer: o porta-trecos de garrafa de vidro ajuda você a se organizar no dia a dia e ainda pode dar um toque eco-friendly e supermoderno a um objeto do qual toda casa precisa!

Porta-pulseiras

Pendure suas pulseiras e colares ao redor de garrafas de vidro antigas. Essa ideia é prática, permite que você visualize todas as peças com facilidade, evita que elas “embolem” umas nas outras e ainda dá um toque de charme e sofisticação para o seu quarto.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais